2021/06/02

Hangouts chega aos 5 mil milhões de downloads

Apesar da morte anunciada e da transição para o Google Chat, o Hangouts ainda vai deixar saudades à Google, tendo atingido os 5 mil milhões de downloads na Google Play Store.

A Google está em processo de transição do Hangouts para o Google Chat, e este arrisca-se a ser mais um dos exemplos em que a falta de foco da Google acaba por a prejudicar imensamente. O Hangouts era um produto abrangente que incluía serviço de mensagens, chamadas de voz, video-chamadas, partilha de ecrã, e muitas coisas mais - mas que a Google deixou cair por terra com a ilusão de ir a correr atrás do WhatsApp, lançando serviços separados para mensagens e vídeo que só precisavam de um número de telefone - e que depressa revelaram as suas limitações, ao não poderem ser usados num PC, ou num tablet sem cartão SIM, etc. - eventualmente lá obrigando a que tivessem que permitir fazer um registo tradicional com conta Google.

Nada ilustra melhor a grande oportunidade perdida da Google do que constatar que o Hangouts era uma app que já superou os 5 mil milhões de downloads na Google Play Store! E, para por isso em referência, basta espreitar o seu substituto Google Chat, que se fica por uns "ridículos" 5 milhões de downloads.
Por muito que a Google se esforce em impingir o Chat em todo o lado (como metendo-o no Gmail, tal como fez com o Meet), o estrago já foi feito. Das dezenas de contactos com quem falava regularmente via Gmail diariamente, apenas resistem uma ou duas pessoas, com a maioria a já se ter mudado para serviços alternativos, e sem qualquer vontade de voltarem a confiar na Google para um serviço de mensagens.

Para mim, a morte do Hangouts tem entrada directa para o top dos grandes falhanços da Google, ficando empatado com o encerramento do Google Reader.

1 comentário:

  1. Mais um frustrado com o que fizerem ao Hangouts... tinha tudo e ... agora seria de esperar ver isso tudo no Chat ...

    ResponderEliminar