2021/06/29

Kopin cria ecrã micro OLED de 35000 nits

A Kopin criou o primeiro ecrã micro OLED HDR que pode atingir uma luminosidade de 35 mil nits, abrindo uma ampla gama de aplicações.

Estamos a caminhar a passos largos para um futuro em que nos prometem óculos de realidade aumentada capazes de mostrar informação digital sobreposta no mundo real. Para isso será essencial que a informação apresentada é visível mesmo perante o sol mais intenso, e a Kopin deu um importante passo nesse sentido. O seu mais recente microdisplay micro OLED tem uma dimensão de 1" e uma resolução de 1280x1024, mas o elemento de destaque é que é capaz de produzir uma luminosidade de até 35 mil nits em HDR.

Há no entanto um pequeno "senão", que é o facto deste micro OLED ser monocromático. Ainda assim, não deixa ser demonstrativo dos avanços que têm sido feitos. Em 2020 a Kopin tinha anunciado um micro-display de alto-brilho (que era a cores) e que se ficava pelos 7000 nits. Este aumenta essa luminosidade por um factor 5x, e as coisas não se ficarão por aqui. A Kopin diz já estar a trabalhar em micro-OLEDs com luminosidades de até 100 mil nits(!) mas em que ainda será necessário prolongar a sua longevidade antes de poderem chegar ao mercado.

Uma coisa é certa, os próximos anos vão ser muitíssimo interessantes em termos de óculos de realidade aumentada, disso não há dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]