2021/06/29

Notícias do dia

Jogos xCloud da Xbox chegam à web (e iPhones e iPads); Windows 11 poderá aceitar CPUs mais antigos - mas não muito; A.I. transforma fotos em vídeos; vaga de calor bate recordes de temperatura na costa oeste da América do Norte; e falhas no NFC deixam levantar dinheiro nas caixas bancárias com um abanar do smartphone.

Antes de passarmos às notícias do dia, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer uma pen USB SanDisk Extreme Go 128GB.

Coreia do Sul exige que Netflix pague taxa de utilização de dados móveis

Um tribunal sul-coreano deliberou que a Netflix terá que pagar uma taxa de utilização das redes móveis. A Netflix é responsável por cerca de 4.8% do tráfego no país, e os operadores de telecomunicações não querem perder a oportunidade de somarem uns milhões fáceis às suas receitas.

Para além da Netflix, esta decisão abre também as portas para que o mesmo seja aplicado a todas as demais plataformas, como YouTube, Google, Facebook, Amazon, etc. que sejam responsáveis por uma percetagem significativa de tráfego, na prática abolindo por completo o princípio da neutralidade da net. Não deixa de ser muito mau estar a ver tais medidas chegarem de um país que tradicionalmente é considerado como tendo das melhores redes de dados móveis (mas acaba por confirmar que, até do outro lado do mundo, os operadores de telecomunicações seguem práticas idênticas aos que bem conhecemos).


Office com versão nativa ARM

A acompanhar o Windows 11, a MS anunciou que também iremos ter um Office renovado (mas mantendo-se reconhecível para todos os que o utilizam) e que irá ter direito a versão nativa ARM.

Será um dos passos necessários para que a MS acompanhe a transição que a Apple tem feito para os chips ARM, e que logo com o seu chip M1 de primeira geração já obteve resultados bastante interessantes - que se espera que aumentem significativamente com a chegada da próxima geração de chips.


Google vai exigir 2-factor e moradas a developers na Play Store

Depois de anos a recomendar que os developers dessem particular atenção à segurança das suas contas, a Google vai passar isso a exigência. Todos os developers na Play Store terão obrigatoriamente que utilizar autenticação 2-factor, e também indicar uma morada física, email e número de telefone validados.

Estes dados não serão exibidos publicamente, sendo apenas para uso interno da Google em caso de necessidade de contactar os developers. No entanto, levantam-se as questões sobre se a Google poderá ser obrigada a fornecer esses dados no caso de apps que possam ser consideradas "indesejadas" em certos países, e que possam vir a por em risco os seus developers.


Centenas de drones caem do céu durante espectáculo na China

Na China assistiu-se a um caso insólito, onde um show luminoso com drones resultou numa autência "chuva de drones" com várias dezenas deles a caírem durante o espectáculo.

Ainda não se sabe exactamente o que se terá passado, mas suspeita-se que possa ter sido resultado de interferências causadas por uma empresa rival, para deixar ficar mal a empresa que tinha ganho o contrato para aquele espectáculo. Seja como for, fica o alerta de que será melhor não ficarem por baixo da zona de actuação, não vá esta táctica começar a espalhar-se ao resto do mundo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Linux foi criado por Linus Torvalds e lançado em 1991. É um kernel utilizado por inúmeros sistemas operativos, e que pode ser encontrado em mais sítios do que se possa imaginar: no interior de routers, electrodomésticos, e claro, nos portáteis e desktops de quem não quer ficar preso a um sistema operativo proprietátrio.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)