2021/06/08

Poupança de bateria chega ao iPad com iPadOS 15

O iPad ganha finalmente uma opção há muito desejada, que existia no iPhone: um modo de poupança de bateria para prolongar o tempo de utilização sempre que for necessário.

O iPad e o iPhone são parentes próximos, mas quem der o salto de um iPhone para um iPad irá ser surpreendido pela falta de várias coisas que aprendeu a dar como garantido no iPhone. Coisas como uma app de meteorologia do sistema, uma calculadora(!) ou um modo de poupança de bateria. É certo que a autonomia do iPad é habitualmente suficiente para que possa fazer tudo e mais alguma sem preocupações, mas será inevitável que mais cedo ou mais tarde alguém se veja numa situação crítica em que a bateria está a reduzir-se, sem fonte de alimentação por perto, e em que muito se irá desesperar pela falta da opção "power saving" para prolongar a bateria.

Pois com o iOS 15, não temos ainda a app de meteorologia ou a calculadora (ao fim de 11 anos, é incompreensível como continue a faltar), mas passamos a ter o modo de poupança de bateria - que também fica disponível nos Mac.

Embora a Apple não dê detalhes, é esperado que sejam feitas as mesmas coisas que no iPhone: reduzindo a velocidade do processador e o brilho no ecrã, assim como desactivando algumas coisas supérfluas, como efeitos visuais no interface. Tendo a autonomia que tem, activando-se o modo de poupança de bateria garantirá ao iPad poder manter-se em funcionamento afastado de uma fonte de energia por bastante mais tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)