2021/06/08

Notícias do dia

Em dia dominado pelo início da WWDC 2021 da Apple, ficamos a conhecere o iOS 15 e macOS 12 Monterey; o FaceTime chega à Web (e desse modo, aos Android); Find My da Apple vai localizar iPhones desligados; depois de muitos anos o iPad vai ter modo de oupança de bateria; Apple Private Relay oferece VPN com protecção dupla no iCloud+; e ainda o caso em que a Apple pagou milhões por causa de um vídeo de estudante nua publicado durante a reparação de um iPhone.

Antes de passarmos às notícias, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um mini-leitor MP3 BT. Participa e partilha.


Falha na Fastly deixa Amazon, Twitter e outros inacessíveis

Voltando a demonstrar a complexidade do "castelo de cartas" que é a internet actual, vários sites, incluindo a Amazon, Twitter e muitos outros, ficaram inacessíveis durante cerca de uma hora devido a uma falha na Fastly, um CDN (Content Delivery Network) responsável por facilitar o acesso em todo o mundo - mas que neste caso teve o efeito oposto.

Não será um bom registo para a Amazon, em que ela própria fornece serviços na cloud via AWS, ser afectada por algo assim - mas, se há algo que casos como estes servem para nos relembrar é que, por muitas protecções e seguranças contra falhas se implementem, a lei de Murphy continua a prevalecer e a manter bem viva a velha máxima: se algo pode correr mal, vai correr mal. :)

Actualização: foi um bug causado por um utilizador.


Outlook no iOS ganha comandos de voz

A partir de agora vai ser mais fácil escrever emails e agendar tarefas no Outlook sem tocar no teclado, com a chegada das capacidades de voz para a versão mobile no iOS - que está também prometida para a versão Android em breve.

Apesar do teclado do iOS (e o Gboard da Google) permitirem o reconhecimento de voz para a escrita, esta integração da Cortana no Outlook mobile tornará mais fácil a sua interacção e controlo para outras funções, como pesquisas e tudo o resto. No entanto, continuo a achar que seria mais eficiente arranjar um standard para "assistentes de voz" do que seguir o caminho em que cada um adicionará o seu próprio a cada uma das suas apps.


Universal Control da Apple ainda não é tão avançado quanto poderia ser

Com a chegada do iOS 15 e macOS 12 Monterey a Apple apresentou o Universal Control que automaticamente detecta um iPad perto de um Mac e permite usar o teclado e trackpad para o controlar e arrastar coisas entre eles. No entanto, é algo que ainda não é tão avançado quanto se poderia desejar, ou poderá vir a ser no futuro.

O sistema (ainda?) não utiliza UWB para saber onde está o iPad em relação ao Mac, nem permite ainda que se utilizem múltiplos dispositivos em simultâneo (permite associar vários, mas funcionando apenas com um de cada vez). No entanto, é um bom primeiro passo nesse sentido, de que se poderá, um dia, pousar um iPad (ou mais) e um iPhone perto de um Mac, e usá-los como expansão do Mac quer para efeitos de ecrãs secundários, quer para transferências de dados, com cada um deles a saber a posição relativa de uns e outros.


Fujifilm recusa pagar ransomware

E como não há dia que termine sem um ransomware, desta vez foi a Fujifilm a ser atacada. Mas ao contrário de vários outros alvos que optaram por pagar resgates de milhões de euros, a empresa japonesa recusou pagar 1 cêntimo que fosse aos atacantes. Em vez disso optou simplesmente por recuperar as coisa dos seus backups, o que serve de alerta para que todas as empresas devam investir nos backups antes de virem a precisar deles, e não chorar por não o terem feito depois de precisarem deles.

Curiosamente, no recente caso da Colonial Pipeline, mesmo depois de terem pago milhões pelo resgate, a empresa foi forçada a usar os seus próprios backups, pois o processo de descodificação do sistema demoraria demasiado tempo. Agora resta saber se os atacantes irão retaliar contra a Fujifilm divulgando dados confidenciais da empresa que possam ter apanhado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro computador da Apple, o Apple I, foi lançado em 1976. Tinha um CPU MOS 6502 que trabalhava a 1 MHz e 4KB de RAM. O seu preço $666.66 seria equivalente a cerca de 3 mil dólares em 2020.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)