2021/06/09

Notícias do dia

Novas regras nas compras online fora da UE em Julho, com fim da isenção do IVA para compras de baixo valor; Google complica Play Store; CTL cria Chromebox topo de gama com 64GB de RAM; Google abandona leilão para pesquisa alternativa nos Android na Europa após pressão da UE; e Apple facilita acesso a contas de utilizadores falecidos.

Antes de passarmos às notícias, temos novos passatempo gadget da semana, que te pode valer um mini-leitor MP3 BT. Participa e partilha.

Vivaldi 4.0 com leitor RSS, email e calendário

Se fazem parte do grupo de pessoas que ainda não se converteu aos serviços na web, poderão querer espreitar a mais recente versão do Vivaldi. O Vivaldi 4.0 vem recheado de funcionalidades, incluindo um leitor RSS, um cliente de email e calendário, tudo integrado directamente no browser.

A aposta no leitor de feeds RSS não deixa de ser curiosa, numa altura em que praticamente todos os outros browsers se afastaram disso, apesar de ser uma das melhores formas das pessoas poderem centralizar os conteúdos que desejam ler. Pode ser que, só pelo facto de estar incluído no browser, haja mais algumas pessoas que lhe dêem uma oportunidade e descubram o que estiveram a perder estes anos todos.


ProtonMail remodelado

O ProtonMail, serviço de email encriptado, sofreu uma remodelação visual para o tornar mais apelativo. Considerando a altura em que nos encontramos, em que cada vez mais pessoas começam a dar especial atenção às questões da privacidade e segurança, poderá ser o momento ideal para que este serviço de email - que é pago - consiga conquistar mais alguns milhões de clientes (actualmente tem 50 milhões).



UberX Saver mais económico no Porto

Para fomentar a utilização dos Ubers em períodos de menor movimento, a Uber lança uma nova modalidade, o UberX Saver. Ao seleccionar esta opção na app, os clientes têm acesso a tarifas 20% mais baixas que o habitual, sem qualquer prejuízo a nível da qualidade do serviço ou dos veículos utilizados.

Ter em conta que esta nova opção apenas está disponível nos momentos de menor procura e, por agora, apenas na Área Metropolitana do Porto.


Falha da Fastly deveu-se a bug em alteração de configuração

Já foi descoberta a origem da falha no CDN da Fastly que deixou inacessíveis grandes sites durante quase uma hora. A causa foi um bug no seu software, que ocorreu quanto um cliente legítimo fez uma alteração de uma configuração, que acabou por ter consequências catastróficas impedindo que milhares de sites, incluindo sites como a Amazon, Twitter, Reddit e outros, pudessem ser visitados por milhões de pessoas.

A Fastly auto-congratula-se com a rapidez da sua resposta, dizendo que rapidamente identificou o problema e que voltou tudo ao normal - mas não deixa de ser preocupante que algo feito por um cliente de forma casual pudesse ter consequências inesperadas de tal magnitude. Imagino que a equipa responsável irá ter que pensar em formas de garantir que isto nunca volte a acontecer... até surgir um qualquer novo bug.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro computador portátil à venda no mercado foi o Osborne 1, lançado em 1981. Na altura custava 1795 dólares (cerca de 6100 dólares em 2020) e vinha equipado com um "espaçoso" ecrã de 5", mais pequeno do que o que encontramos actualmente na maioria dos smartphones (e monocromático, pois claro).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)