2021/06/08

Google abandona leilão para pesquisa alternativa nos Android na Europa

A Google vai ter que abandonar a actual forma de apresentar motores de pesquisa alternativos no Android na Europa, oferecendo mais opções e sem poder cobrar por isso.

A Google está a sentir na pele aquilo que a MS sentiu com o Windows há muitos anos, quando foi forçada a apresentar browsers alternativos ao Internet Explorer. No caso dos Android, a Google teve que apresentar opções alternativas para motores de pesquisa, só que subverteu um pouco a intenção desse pedido ao implementar um modelo de leilão para determinar que motores de pesquisa seriam apresentados. Um formato que foi desde logo criticado pelos motores de pesquisa mais pequenos, que obviamente não poderiam fazer ofertas monetárias que competissem com as empresas de maior dimensão.

Isso é algo que irá mudar a partir de Setembro. A UE obrigou a Google a alterar o sistema, não podendo cobrar para que os motores de pesquisa alternativos sejam apresentados.

Claro que, da perspectiva da Google, tudo isto é apresentado como sendo o resultado de uma "cooperação positiva com a Comissão Europeia", que está simplesmente a resultar em "ligeiros ajustes" à forma como "beneficiam os utilizadores europeus". Há que dar crédito à mestria de quem escreve tais press releases de forma a pintar a imagem como convém à empresa em questão. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)