2021/06/24

YouTube muda vídeos antigos para modo privado a 23 de Julho

Preparem-se para ver desaparecer alguns vídeos mais antigos da web, com uma alteração que o YouTube vai fazer a 23 de Julho, passando vídeos "unlisted" para o modo privado.

Quando se envia um vídeo para o YouTube o utilizador pode escolher o modo de visibilidade com que irá ficar: público, ficando visível para toda a gente; privado, só visível para quem o utilizador especificar; ou unlisted. Este último modo permite que o vídeo possa ser visto por todos como o modo público, mas sem que o vídeo apareça no seu canal ou nas pesquisas - sendo uma opção quando se quer publicar um vídeo que não esteja relacionado directamente com o conteúdo do canal, por exemplo. Mas vêm aí alterações, e a partir de 23 de Julho o YouTube vai passar os vídeos unlisted anteriores a 2017 para vídeos privados.

O YouTube diz que tal se deve a uma alteração na forma como os links dos vídeos são gerados, e que desde 2017 recorrem a um sistema que oferece maior segurança. No entanto, não explica porque motivo isso justifica esta decisão, em vez de simplesmente deixar as coisas como estão.

O impacto mais visível é que todos os vídeos unlisted anteriores a 2017 que tiverem sido incluídos em páginas deixarão de ser visíveis, a não ser que o canal em questão os passe para públicos (ou os reenvie para marcar novamente como unlisted pelo novo sistema). Isso obriga os gestores dos canais a potencialmente terem que mudar a definição de milhares de vídeos, ou preencherem um formulário a requisitar que não sejam afectados por esta alteração.



Sabendo-se que muitos canais antigos poderão já ter sido "abandonados", é de esperar que milhões de vídeos unlisted desapareçam da web a partir desta data. Penso que teria sido muito melhor se o YouTube tivesse feito o oposto, deixando as coisas como estão, e perguntando aos detentores dos canais se desejavam torná-los privados.

7 comentários:

  1. Que total bizarrice! 🤔😳

    ResponderEliminar
  2. Mais uma machadada na antiga verdade que o cai na internet fica para sempre. Cada vez mais há conteúdo desaparecido: blogs, fotos e print screens (porque os serviços usados para hospedagem deixaram de existir), links que deixam de funcionar porque os top domains não foram renovados, ou os serviços de redireccionamento acabaram ou mudaram a forma como constroem os URL, videos, jornais online, documentos e mesmo até o web archive tem milhares de páginas removidas bastando um simples pedido ao abrigo das normas europeias de privacidade ou direito ao esquecimento sem que haja lugar a avaliação ao interesse histórico pois isso obriga a uma análise humana individualizada e cada vez há menos meios humanos a fazer revisão e moderação. Na Wikipedia a enorme quantidade de referências externas com mais de 5 anos que deixaram de estar disponíveis é revelador de que a "nova" internet é bastante efémera do que se podia pensar.
    Passamos de à partida é tudo para ser publico para na dúvida é removido e apagado...
    Daqui a pouco voltamos aos tempos das hemerotecas 🤔

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já temos uma hemeroteca na internet. É a Internet Archive.

      Já me salvou várias vezes

      Eliminar
    2. A suposta sociedade dita evoluída e desenvolvida, não conseguirá fazer passar a informação às gerações futuras nem com metade da eficiência que os antigos egípcios conseguiram com os hieróglifos esculpidos em pedra.

      Eliminar
    3. Até mais ver, o recorde está do lado dos antigos egípcios.

      Eliminar
    4. Precisamos que o IPFS ou algo semelhante torne-se uma realidade.

      Eliminar