2021/07/13

App de meteorologia do iPhone censura temperatura de 69ºF

Um erro curioso está a impedir que a app de meteorologia nos iPhones apresente a temperatura de 69ºF.

Deixando de parte toda a questão sobre a idiotice dos EUA se manterem isolados do resto do mundo insistindo nas medidas imperiais em vez do sistema métrico, temos o caso adicional de, por um qualquer motivo, a app de meteorologia dos iPhones se recusar a apresentar a temperatura 69ºF nalgumas versões do iOS, em vez disso limitando-se a apresentar 68ºF ou 70ºF.

A temperatura de 69ºF (cerca de 20.5ºC) é bastante comum, e em vez de se tratar de censura deliberada o mais certo é que se trate apenas de um erro de arredondamento, pois versões mais antigas do iOS, assim como o mais recente iOS 15 beta, apresentam o valor de 69ºF sem qualquer problema. No entanto, não deixa de ser uma situação estranha, que seguramente irá inspirar uma série de teorias da conspiração pela internet fora.

Seria curioso se na origem deste bug estivesse a leitura dos dados em graus Celsius / Centígrados e a sua conversão para graus Fahrenheit. Mas, até que chegue o iOS 15 ou uma correção para o iOS 14.6, os norte-americanos terão que se contentar com ver a temperatura saltar dos 68ºF (20ºC) para os 70ºF (21.1ºC) sem passar pelos 69ºF (20.5ºC).

2 comentários:

  1. Censura: palavra "pesada" que cada vez mais se usa levianamente para criar desconfiança e desconforto geral.

    Foi rapidamente sugerido uma explicação bem básica para esse comportamento, que não está relacionada com intenções obscurantistas: a fonte de dados terá mudado para C que ao ser convertido para F e arredondado às unidades, não é apresenta alguns números.

    ResponderEliminar