2021/07/13

Grande Firewall da China bloqueia milhares de sites por acidente

Um estudo revelou que dos 311 mil sites bloqueados pela China, mais de 40 mil estão a ser bloqueados por acidente.

Utilizar a internet na China é uma experiência bem diferente daquela que se tem na maioria dos países do mundo, com todos os acessos a terem que passar pela chamada "great firewall of China", a mega-firewall estatal que impede os chineses de acederem a todos os conteúdos considerados "indesejados", e que também impede os ocidentais de acederem a alguns dos sites chineses. Agora, um estudo feito por universidades dos EUA e Canadá ao longo de nove meses, revela a dimensão deste bloqueio, e também alguns bloqueios acidentais.

O projecto testou 534 milhões de domínios, com 411 milhões a serem acedidos diariamente para avaliar se se tratava de um bloqueio temporário ou permanente. Os resultados demonstram que a China está a bloquear 311 mil domínios, sendo que 41 mil deles parecem estar a ser bloqueados por acidente, por culpa de uma má definição dos filtros. Por exemplo, a regra para filtrar o reddit.com está também a bloquear domínios como booksreddit.com, geareddit.com e milhares de outros que contêm "reddit.com".
Quanto ao tipo de sites que estão a ser bloqueados, a grande maioria são domínios recém-registados que a China parece bloquear de forma preventiva até verificar se podem ser aprovados. Depois seguem-se sites de negócios, sites de conteúdos para adultos, e sites sobre tecnologias de informação. Sem surpresas, também são bloqueados sites dedicados a técnicas de contorno deste tipo de censura; assim como sites de jogos de azar, blogs e sites pessoais, e sites de notícias - sendo que também se registou um aumento do bloqueio de sites referentes ao coronavirus.

De notar que a maioria dos sites que são utilizados no ocidente estão bloqueados na China, impedindo os cidadãos de acederem (facilmente) a sites que damos por garantidos como: Google, YouTube, Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, e outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)