2021/07/14

Apple recebe patente para objectiva periscópica

A Apple recebeu uma patente que dá credibilidade aos rumores de que a Apple prepara uma objectiva periscópica para futuros iPhones.

Já existem no mercado diversos smartphones que recorrem a objectivas periscópicas, resultantes da necessidade de usar objectivas cada vez mais compridas mas mantendo a espessura reduzida que se torna de importância crítica num smartphone. A novidade, no caso desta patente da Apple, é o recurso a um sistema de duplo prisma, que permite que a montagem do sensor permaneça paralela à da objectiva final.

Habitualmente, nos sistemas periscópicos os fabricantes têm optado por instalar o sensor de imagem "ao alto", recorrendo apenas a um prisma ou espelho para fazer o efeito "periscópico". Mas a Apple parece achar que será mais vantajoso continuar a manter o sensor "deitado", recorrendo a um prisma adicional.
Por agora não se sabe se a Apple estará a pensar em criar uma objectiva periscópica zoom com elementos móveis, mas é referido que este conjunto será compatível com sistemas de estabilização de imagem.

Alguns rumores apontam para que esta câmara periscópica possa ser estreada nos iPhone Pro - ou até ser exclusiva do Pro Max - já no próximo ano (2022).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)