2021/07/14

Notícias do dia

Samsung apresenta sensor ISOCELL Auto 4AC para automóveis que poderá ser estreado no Tesla Cybertruck; Apple lança bateria MagSafe para iPhones; Mobvoi oferece o TicWatch E3 a quem fizer exercício durante 21 dias; Zigbee Direct quer usar Bluetooth para dispensar gateways; app de meteorologia do iPhone censura temperatura de 69ºF; e estudo revela que a Grande Firewall da China bloqueia milhares de sites por acidente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Mini. Participa e partilha.

TikTok passa os 3 mil milhões de downloads

Servindo como mais um indicador da ameaça que é para as demais plataformas, o TikTok ultrapassou os 3 mil milhões de downloads acumulados na Play Store e App Store, tornando-se na primeira app não-Facebook a fazê-lo (as quatro outras apps que também passaram esta marca foram o Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram).

Em países como os EUA e Reino Unido, o TikTok já supera o YouTube em termos de utilização mensal, e o mesmo deverá repetir-se em muitos outros países onde isso ainda não acontece. Servirá como exemplo de que nenhum império dura para sempre, e que até os gigantes que parecem inatingíveis podem afinal ficar para trás e ser superados por coisas que, inicialmente, até poderiam ser subestimadas (as origens do TikTok remontam a uma app de "karaoke").


Operadora EE vai desligar 3G no Reino Unido em 2023

Numa medida que parece ser demasiado ambiciosa (ou uma mera manobra de marketing para promover o 5G tão adorado pelas operadoras de telecomunicações) a EE britânica anunciou as intenções de desligar a rede 3G já em 2034 e prometendo cobertura 5G total do território até 2028.

Parece-me demasiado prematuro estar a falar em desligar o 3G antes de se atingir a tal cobertura total com o 5G - e o mais provável é que venha a acontecer o mesmo que com o 2G, que também se pretendia desligar há muito, mas que vai resisitindo e ainda não tendo uma data oficial para ser desligado. Tal como acontece com o 2G, também existem muitos dispositivos IoT e outros que estão dependentes do 3G para se manterem funcionais, e não penso que a EE se queira arriscar a provocar o caos nesse sector.


Recusa de tracking no iOS já se faz sentir na publicidade

A nova opção que pergunta expressamente aos utilizadores iOS se desejam que as apps possam fazer o tracking noutras apps já está a provocar dores de cabeça entre as empresas que se dedicam à publicidade e tracking.

Estima-se que apenas 25% dos utilizadores aceitem que as apps façam esse tracking quando lhes aparece o popup à frente e, em resultado disso, empresas como o Facebook e todas as outras que investem nos seus anúncios, ficam sem toda a informação detalhada que estavam habituadas a ter. Informação que permitia saber com exactidão que outras apps os utilizadores usavam, que páginas visitavam, etc.

Para muitos responsáives por campanhas publicitárias, é o equivalente a terem ficado com os olhos fechados, sem dados concretos sobre o que está a funcionar ou não, ou quais os segmentos de utilizadores que estão a resultar em melhores vendas.


Backblaze aumenta preços em Agosto

A Backblaze, serviço de backups ilimitados na cloud, vai fazer uma actualização dos preços, passando de $6 / $60 / $110 (1 mês / 1 ano / 2 anos) para $7 / $70 / $130. Uma actualização necessária para acompanhar a quantidade crescente de dados que vão sendo acumulados, e todas as melhorias na infraestrutura que têm sido feitas. Tudo o resto permanecerá tal era, incluindo a continuidade dos backups realmente ilimitados, independentemente de serem 8TB ou 100TB, desde que sejam conteúdos que estejam associados a um único computador (incluindo discos externos).

Penso que a actualização é bastante aceitável e não irá ter muitas reclamações. Considerando o preço para a modalidade dos dois anos, passa de $110 para $130, o que dá um aumento mensal de $4.58 para $5.42, ou seja, apenas $0.84 por mês.

Os novos preços entram em vigor a 16 de Agosto, sendo por isso aconselhável que quem estiver a considerar aderir, o faça antes dessa data, ficando com dois anos ao preço actual.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O byte é a unidade digital que designa um conjunto de 8 bits ("0" ou "1") e que permite codificar valores de 0 a 255, suficientes para representar as letras do alfabeto, números, símbolos e códigos especiais; ou simplesmente valores que podem representar cores (no caso de imagens), ou qualquer outro tipo de informação digital.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)