2021/07/24

Cientistas querem novo rádio-telescópio de Arecibo

Os cientistas não querem que o colapsado telescópio de Arecibo seja esquecido, e estão a propor a criação de um novo telescópio com tecnologias mais modernas.

O rádio-telescópio de Arecibo caiu em Dezembro de 2020, meses depois de um cabo ter caído e danificado a estrutura. No entanto, há quem esteja a lutar pelo seu regresso, mesmo que seja num formato completamente diferente.

Em vez da gigantesca estrutura suspensa que, durante décadas, fez dele o maior rádio-telescópio do mundo, o "Next Generation Arecibo Telescope" pode adoptar uma configuração completamente diferente, potencialmente com centenas ou milhares de antenas parabólicas de menores dimensões, que evitariam toda a questão da estutura suspensa.

No entanto, e apesar de também Porto Rico estar interessado em recuperar o telescópio tudo se resume à velha questão: há dinheiro para isso? De momento o dinheiro parece mal chegar para todo o processo de desmontagem do telescópio actual. Mas, esperemos que assim que isso estiver concluído, se possa dar início à construção de um Arecibo 2.0 que garanta que as gerações futuras continuem a sentir o mesmo fascínio ao ouvir este nome que as gerações das últimas décadas.

1 comentário:

  1. Com tantos bilionários a estourar dinheiro em cenas fúteis podiam se chegar à frente com os dólares nesseçarios para arrancar com o projecto e não ficar à espera da conclusão do telescópio chinês e não ficar refém dos chineses para ter acesso ao telescópio chinês

    ResponderEliminar