2021/07/08

Firefox 90 abandona de vez o FTP

Com a chegada do Firefox 90 desaparece de vez o suporte para FTP.

Seguindo o exemplo do Chrome, também a Mozilla remove definitivamente o suporte para FTP no Firefox 90. Este processo já tinha sido iniciado com a desactivação do FTP no Firefox 88, mas permitindo que a funcionalidade pudesse ser activada manualmente através de flags. Agora, essas flags deixam de fazer efeito, e o Firefox deixa de poder ser usado para aceder e transferir conteúdos através deste protocolo.

O FTP (File Transfer Protocol) pode não ter a popularidade do HTTP usado para a web, mas continua a ser um protocolo bastante popular para aceder a conteúdos em servidores remotos, e era algo simpático de se ter acessível num browser. Com esta remoção, os utilizadores serão obrigados a utilizar um cliente FTP dedicado, como o FileZilla - opção que já seria recomendável para quem utiliza frequentemente os FTP, mas cujo acesso através do browser era suficiente para quem apenas precisasse fazê-lo ocasionalmente, ou não pudesse / quisesse instalar um programa para esse efeito.

A Mozilla já tinha anunciado as intenções de remover o FTP desde o início do ano passado, acabando depois por o adiar devido à pandemia Covid-19 para não prejudicar quem ainda o utilizasse. Na altura a justificação dada era a de que o FTP era um protocolo antigo e inseguro, e que era pouco utilizado no browser.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)