2021/07/15

Firefox 90 facilita logins em modo privado

O Firefox 90 continua a aposta na privacidade, mas o seu novo SmartBlock 2.0 for Private Browsing facilita a vida aos utilizadores que quiserem fazer login usando as contas das redes sociais em modo privado.

No modo privado o Firefox bloqueia toda uma série de scripts que poderiam ser usados para seguir os utilizadores, mas por vezes isso acaba por ser um mal necessário. É isso que acontece quando se acede a um site que permite fazer o login usando uma conta Google ou Facebook, por exemplo, e que este SmartBlock 2.0 for Private Browsing vem auxiliar.

Tradicionalmente, ao se usar o modo privado, todos estes métodos de login usando uma conta externa estariam inactivos porque o Firefox bloquearia os scripts de que dependem para funcionar, mas com o SmartBlock 2.0 o browser tem a capacidade para perceber que, se o utilizador for clicar no login por um destes métodos, então é porque está consciente do que deseja fazer.


Desta forma, o browser vai buscar o script respectivo e permite fazer o login, facilitando a vida aos utilizadores; mas mantendo a segurança de que só o site no qual se fez o login terá acesso a essa informação. Todas as demais páginas e sites em modo privado continuarão a não poder aceder aos cookies ou tracking da plataforma usada para fazer login (a não ser que também aí se tenha feito o respectivo login usando um desses métodos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)