2021/07/22

Google unifica backups Android

A Google está a simplificar a vida aos utilizadores Android, unficando o serviço de backups no novo "Backup by Google One".

Há muito que o Android disponibiliza um sistema de backups, que faz uma cópia de segurança na cloud dos dados das apps, SMS, contactos, definições (incluindo redes WiFi e passwords), e até o histórico de chamadas. Uma funcionalidade bastante prática que facilita o processo de recuperar tudo em caso de acidente ou avaria do smartphone, mas que não inclui tudo o que os utilizadores poderiam querer. Outro backups adicionais, como MMS, estavam disponíveis através da app Google One (mesmo para os utilizadores que não pagam pelo espaço extra), o que podia passar despercebido a alguns utilizadores, e que agora fica resolvido.

Com o Backup by Google One a Google unifica a experiência de backups naqueles que já existia no sistema, e que passa a disponibilizar opções adicionais quanto ao que se quer guardar, dados do dispositivos, MMS, e fotos e vídeo:
Uma experiência bastante mais agradável do que ter que andar a saltar para a app Google One, ou para o Google Photos, para fazer a gestão de todos os backups.

Apesar de poder ser usado por todos os utilizadores, mesmo os que não pagam por espaço extra na cloud da Google, importa relembrar que as contas gratuitas continuam a só ter 15 GB de espaço disponível, que rapidamente se pode esgotar (ou nem chegar) para guardar as fotos. Ainda assim, passar para 100 GB custa apenas 19.99 euros por ano, o que não será um valor excessivo, e 200 GB estão disponível por 29.99 euros / ano.

2 comentários:

  1. Comigo desde que passou a existir a restrição do carregamento gratuito ilimitado, o Google Photos deixou de fazer o carregamento das fotos, fica indefinidamente a "tentar" sincronizar. É suposto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez porque já ultrapassou os GB grátis.
      Tb pode tentar fechar a app, limpar a cache. Reiniciar telemóvel.

      Eliminar