2021/07/20

HalloApp chega de dois veteranos do WhatsApp

Dois dos mais antigos funcionários do WhatsApp criaram uma nova app - HalloApp - que promete uma rede social privada e sem publicidade.

Num mundo já tão fragmentado por inúmeras redes sociais e apps de mensagens, haverá espaço para mais uma? Neeraj Arora e Michael Donohue, dois dos funcionários iniciais do WhatsApp acham que sim, e que podem recriar o sucesso do WhatsApp (que foi comprado por 22 mil milhões de dólares pelo Facebook). A HelloApp está disponível para Android e para iOS, e as semelhanças com o WhatsApp não serão mera coincidência.

Também aqui o registo e descoberta dos utilizadores é feita de forma exclusiva através do seu número de telefone, e as secções a dividirem-se entre chats individuais, chats em grupo, e um feed das publicações dos amigos. Tudo isto sem publicidade injectada (pelo menos, por agora), e sem interferência de algoritmos que interfiram com o que se deve ver ou não. Mas, apesar destas boas intenções iniciais, as empresas não sobrevivem do ar, e a médio prazo a ideia será disponibilizar uma modalidade de subscrição, tal como o WhatsApp estava a fazer antes de ser comprado pelo Facebook.
A grande questão é saber se irão conseguir conquistar a confiança do público, que pode olhar para eles como sendo apenas mais uma das muitas redes que surge, apenas com a esperança de que o seu sucesso volte a fazer com que sejam comprados pelo Facebook, num ciclo que inevitavelmente começará a cansar e a esgotar a paciência (e capacidade de confiança) dos utilizadores.

1 comentário:

  1. Faz lembrar o BBM, que também tinha um feed privado. E eu gostava, confesso.

    ResponderEliminar