2021/07/27

Joby Aviation demonstra voo de 240 km

Depois de no início do ano terem demonstrado voos com um modelo real, a Joby Aviation agora demonstra a autonomia prometida de 240 km.

A Joby Aviation parece ser uma das empresas melhor posicionadas para estar na linha da frente dos táxis aéreos, com o seu mini-avião eléctrico de 6 rotores que, como agora foi demonstrado, está a cumprir com todas as características que tinham sido prometidas - nomeadamente, a sua autonomia para 240 km (150 milhas), num voo de 1 hora e 17 minutos. Autonomia suficiente para fazer viagens como Lisboa-Faro, Aveiro-Lisboa, ou Porto-Corunha.


Com mecânica imensamente menos dispendiosa em termos de manutenção que helicópteros ou aviões convencionais, estes mini aviões eléctricos têm o potencial para revolucionar os transportes rápidos de curta / média distância, e de o fazerem a preços que os poderão tornar acessíveis a muita faixa mais alargada da população. E não esquecer que estamos ainda a falar da primeira geração destes veículos. Assim que começarem a mostrar o que valem, é de prever que o seu ritmo de desenvolvimento acelere ainda mais, e nos traga aeronaves ainda mais eficientes que permitam reduzir ainda mais os custos.

Se calhar, o futuro em tempos se idealizava para o ano 2000, dos "carros voadores", poderá mesmo vir a tornar-se realidade, com apenas 30 ou 40 anos de atraso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)