2021/07/14

Lycamobile com 4G em Portugal

A LycaMobile parece ter resolvido o maior ponto fraco no seu serviço em Portugal, passando a disponibilizar acesso 4G.

Desde há muito tempo que a LycaMobile tem oferecido tarifários bastante interessantes no nosso país (como o de 20GB por €10), mas até agora sofria de um pormenor que a penalizava face a outras operadoras: apenas disponibiliza acesso 3G, não podendo tirar partido das vantagens do LTE / 4G. Algo que finalmente parece ter ficado resolvido. A LycaMobile já está a disponibilizar acesso 4G em Portugal, com um perfil que permite velocidades máximas de até 50 Mbps / 9.8 Mbps (download e upload) - embora em termos práticos, as velocidades possam ficar aquém disso.


Um aspecto que salta à vista é o facto do "ping" ser algo elevado, com valores na ordem dos 150 ms. Mas isso depressa é explicado. A LycaMobile está a reencaminhar os dados através do Reino Unido, fazendo com que a rapidez da resposta seja penalizada.

Por agora fica a questão do 4G resolvida, esperemos que no futuro a LycaMobile possa melhorar a questão do ping, para se aproximar do valor obtido nos principais operadores nacionais (para referência, num teste feito usando a rede Vodafone, obtive um ping de 39 ms).

6 comentários:

  1. A Lycamobile partilha antena com quem? a manter-se poderá ser a minha alternativa para 2022 quando terminar a fidelização que tenho com a MEO

    ResponderEliminar
  2. A Lycamobile usa a rede da Vodafone.

    ResponderEliminar
  3. Bom! Mais que não seja para obrigar as 3 "grandes" a negociar e a baixar preços.
    Dá trabalho, luta e (algumas) dores de cabeça, mas vale a pena.

    ResponderEliminar
  4. Meti esse tarifário de 10€/20gb no meu garoto; será que passou dos 3G para 4G ou mantém se 3G?

    ResponderEliminar
  5. Mas os serviços secretos do Reino Unido não podem obter os dados de servidores localizados em Portugal? Têm mesmo de levar os dados até ao Reino Unido? E assim prejudicar as velocidades.

    ResponderEliminar