2021/07/01

Novas regras de IVA nas compras fora da UE entram em vigor

Chegamos a Julho e entram em vigor as novas regras para as compras online fora da UE, com abolição da isenção que era aplicada às compras de baixo valor.

A isenção do IVA nas compras de valor inferior a 22 euros fomentou uma explosão na compra de gadgets de pequeno valor (ainda hoje é difícil acreditar nas coisas que se conseguem encontrar por 10 euros ou até menos), embora por vezes sujeito à ocasional arbitrariedade dos serviços alfandegários, que sem qualquer justificação podiam optar por não aceitar os documentos (recibos, transferências, print screens, etc.) e aplicar impostos e taxas e serviços que inflacionavam uma compra de 5 euros para mais de 30 euros - situação felizmente rara, mas nada agradável.

Agora, entra em vigor um novo sistema que promete agilizar as compras, facilitando o processo do pagamento de IVA directamente pelos vendedores. Certas lojas online, como o AliExpress, dizem já ter aderido a este sistema; outras continuam a manter o mesmo sistema de sempre, optando por fazer os envios a partir de armazéns na Europa - fazendo com que as compras tecnicamente sejam do interior da UE, e portanto, sem qualquer alteração (com a grande incógnita da cobrança de IVA e se efectivamente será entregue).
E no meio de toda esta incerteza, também a grande incógnita de saber se os CTT, que se assumem como facilitadores do processo de desalfandegamento, terão capacidade para lidar com o aumento do número de encomendas a processar que se prevê que venha a ocorrer.

As próximas semanas vão ser bastante interessantes, e agradeço que os compradores frequentes deixem ficar os seus comentários de como tem sido a sua experiência nesta nova era das compras online.

6 comentários:

  1. Estou tentado a mandar vir um gadgets do AliExpress, mas quero deixar a poeira assentar um pouco…
    Entretanto tenho outro, que comprei, também no Ali, a 27/05 e que, segundo o Ali, está em PT desde o dia 25/06...
    Nesses casos, irei passar pelo novo procedimento? Se sim é muito mau, pois irei "pagar" pela incompetência da alfandega/correios...

    ResponderEliminar
  2. Vou deixar de comprar porque já não vai ser suficientemente barato e esses produtos muitas vezes nem valiam o "pouco" que estávamos a pagar. De qualquer forma fiquei fornecido de cuecas e calções para vários anos, e ultimamente era só isso que estava a comprar porque todas as outras coisas que comprei eram tão más que conclui que só valia a pena comprar cuecas e calções.

    ResponderEliminar
  3. A plataforma aliexpress já cobra o IVA, o que até é bom pois evita as tais paragens na alfandega e consequentes taxas que nunca sabemos que valor terão.
    No entanto, verifico que produtos enviados de Espanha, Polónia, etc. dentro do espaço Eu, a plataforma continua a cobrar o IVA o que não me parece correto pois o produto já se encontra dentro do espaço europeu.
    Correto seria cobrar o IVA apenas nos produtos vindos de fora do espaço europeu, ex China.
    Qual a vossa opinião?

    ResponderEliminar
  4. Pagas o IVA do país pra onde estás a fazer a compra, então ias comprar sem IVA?
    Se comprares algo em Espanha não pagas IVA?

    ResponderEliminar
  5. Então o que se fazia anteriormente era uma elegalidade dentro da própria UE. Enviavam-se produtos sem pagar/declarar iva. Pensei que os envios aliexpress dentro da UE já tivessem IVA incluído no valor, daí serem mais caros do que os enviados da china.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilegalidade legal. Era uma forma de contornar a alfândega em que a política é nunca libertar os bens comprados ou estar meses ou anos à espera de um produto que já se tinha claramente provado a compra.

      Eliminar