2021/07/31

Painel de levitação ultrasónica

Fascinados com a ideia de fazer levitar e manipular objectos no ar? O projecto de hoje mostra-vos como se pode fazê-lo usando uma superfície de emissores de ultrassons.

Antes de mais, um pequeno alerta. Se muitas vezes falamos de projectos que estão ao alcance de qualquer pessoa que tenha curiosidade em se aventurar no mundo dos Arduino ou de fazer piscar uns LEDs, este projecto é bastante mais avançado e complexo, sendo apenas recomendado para quem estiver muito à vontade nestas áreas, incluindo a de posicionar componentes SMD à mão (o que penso que elimina desde logo grande parte das pessoas). Ainda assim, não deixa de ser interessante pela perspectiva de se ver que: 1) é possível fazê-lo e; 2) é um projecto extremamente interessante, nem que seja para algo como inspiração para um projecto universitário de final de curso.

Esta superfície sónica utiliza 256 emissores de ultra-sons para recriar algumas das experiências que por cá já passaram em 2014, que permitem fazer coisas como levitar objectos ou criar sensações tácteis no ar. Tudo graças à interacção das ondas sonoras e a sua emissão de forma a criar padrões que se combinam em pontos específicos num espaço tridimensional.

Os mesmos princípios aplicam-se ao posicionamento de sons num espaço 3D, usando em sistemas de áudio espacial como o Dolby Atmos; ou também no chamado "beam forming" para enviar emissões de rádio frequência (como WiFi) para locais específicos, maximizando a eficiência.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)