2021/07/11

Peugeot apresenta protótipo Hypercar 9X8

A Peugeot apresentou o protótipo do Hypercar 9X8, um modelo de competição de nova geração que será chamado a estrear-se em 2022 no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA.

Alimentado por um motor híbrido e dotado de tracção integral, o Peugeot 9X8 faz parte da estratégia de Neo-Performance desenvolvida pela Peugeot, que visa combinar desempenho e facilidade de utilização, tanto em veículos de produção como de competição. Para dar corpo ao 9X8 foi implementada uma convergência operacional sem precedentes entre a equipa de engenharia da Peugeot Sport e a equipa de design. A nova proposta aposta na fluidez, abdicando de um spoiler traseiro, e uma poderosa identidade de marca.

O Peugeot 9X8 vai dar seguimento ao legado de modelos como os Peugeot 905 e Peugeot 908, vencedores das 24 Horas de Le Mans em 1992, 1993 e em 2009.
O novo regulamento Le Mans Hypercar (LMH), implementado pela FIA e pelo ACO (Automobile Club de l’Ouest) para suceder à categoria rainha LMP1, esteve na base desta abordagem. Oferecendo mais flexibilidade no tratamento de superfícies aerodinâmicas, promove um pensamento radicalmente novo, um design automóvel inovador, e mais aberto à intervenção das equipas de design. Engenheiros e designers aproveitaram esta oportunidade para inventar novos processos de criação, quebrar os códigos e criar um Peugeot Hypercar, que é fundador de um novo conceito.

O Peugeot 9X8 está equipado com um motor V6 Bi-turbo de 2.6 litros com 500 kW (680 cv) aberto a 90°, que será instalado na traseira. O 9X8 contará também com um motor/gerador eléctrico de 200 kW, colocado à frente, que, tal como acontece também com a caixa sequencial de 7 velocidades e a bateria, estão a ser integrados de modo a respeitar o calendário de validação no banco de ensaios.

[Artigo publicado originalmente no Pela Estrada Fora]

2 comentários:

  1. Salvo erro, o Peugeot 908 ganhou igualmente as edições de 2007 e 2008 de le mans. Sendo que a Audi só no ano de abandono da Peugeot regressou as vitórias. Espero ver novamente uma bela competição e nova dominância dos franceses de forma animar o campeonato.

    ResponderEliminar