2021/07/09

Time Capsules da Apple com disco defeituoso que pode destruir os dados

Os utilizadores com Apple Time Capsules de 2TB e 3TB estão em risco de perderem os seus dados devido a um defeito nos discos Seagate utilizados.

A Apple já deixou de vender as Time Capsule em 2018, mas muitos utilizadores que ainda dependem delas para os seus backups estão agora em risco de verem essa função desaparecer de um momento para o outro. Uma empresa de recuperação de dados alemã revelou que tem registo um número elevado de avarias nas Time Capsule, e que em todas elas o problema está num defeito de fabrico no disco Seagate Grenada (ST3000DM001 / ST2000DM001 2014-2018) utilizado.

Esses discos, de 2TB e 3TB, têm um problema no sistema de parqueamento da cabeça do disco, que pode partir-se (e com ainda maior frequência no caso de unidades sem ventilação adequada) e danificar a cabeça do disco, que depois irá raspar na superfície e destruir os dados. O sistema de parqueamento entra em acção quando um disco é desligado ou entra em hibernação, servindo de suporte para as cabeças de leitura e gravação para que não corram o risco de bater na superfície do disco.

Como medida preventiva para quem ainda estiver a pensar utilizar as suas Time Capsule por mais alguns anos, não será má ideia equacionarem trocar o disco para outro modelo mais recente e até com maior capacidade. Senão, já sabem que um destes dias se arriscam a ver a "cápsula do tempo" fazer desaparecer instantaneamente tudo o que lá tiverem.

2 comentários:

  1. Mas quem usa um equipamento que já não é suportado pela Apple hã mais de 3 anos?
    Se já duraram em muitos casos até 6 ou 7 anos não vão durar muito mais.... convém trocar por um sistema mais actual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Possivelmente quem comprou e que ainda usa no dia dia.

      Eliminar