2021/08/25

Alemanha muda para Cell Broadcast após lentidão dos SMS de emergência causar mortos

Infelizmente concretizando aquilo que já se sabia, na Alemanha preparam-se para mudar dos SMS de emergência para o Cell Broadcast, muito mais eficiente no envio de mensagens em larga em escala.

Na Alemanha, o cenário de cheias obrigou a activar os alertas de emergência, mas o sistema - idêntico ao nosso - de envio de SMS revelou-se demasiado demorado, fazendo com que várias famílias não conseguissem antecipar-se à tragédia que se avizinhava. Em resultado disso a Alemanha vai adoptar o sistema Cell Broadcast, que garante a entrega das mensagens em poucos segundos para milhões de utilizadores.

O problema com a utilização dos SMS para este efeito é que os SMS terão que ser obrigatoriamente escalonados de forma a não saturar a rede, e isso pode fazer com que o "alerta" demore horas a chegar a todas as pessoas.
Se o SMS é o equivalente a ter os serviços de emergência a fazer um telefonema para cada pessoa individualmente, o Cell Broadcast será o equivalente a a utilizar uma estação de rádio, que de uma só vez pode fazer uma emissão do alerta para milhões de pessoas de uma só vez, até mesmo nos casos em que o telefone não tenha um cartão SIM, ou este esteja com um tarifário caducado.

Esperemos que por cá não se chegue ao ponto de serem precisas algumas mortes causadas pela demora dos envios dos alertas, para finalmente se implementar um sistema de Cell Broadcast.

7 comentários:

  1. Cell Broadcast não dá lucro.

    Só depois de ocorrer uma catástrofe com consequente morte de cidadãs e cidadãos portugueses é que as vozes da razão terão direito a serem ouvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em Portugal nada muda, o povo não lhes interessa, só os seus impostos.

      Eliminar
  2. Temos também o sistema de rádio RDS, em que uma estação pode dar um alerta via rádio, para todos os rádios ligados (não interessa que estação estão a ouvir, ou se estão a ouvir CD, etc). Os auto rádios, mudam automaticamente de estação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bastante útil e importante, pois nem toda a gente na estrada vai pegar no telemóvel para ver o SMS ou mensagem difundida tipo 'celular'

      Eliminar
    2. Poderia ser imensamente mais util se tirassem partido das potencialidades de sintese de voz, presente em todos os dispositivos desee ha pelo menos 5 anos.
      Assim que chegasse uma cell broadcast, Bastava fazer override as definições do som, colocar o volume no max e “ler por voz” a mensgem alto e bom som. Mesmo quem fosse a conduzir ou estivesse a passar pelas brazas era alertado.

      Eliminar
    3. Essa é uma das funcionalidades nos alertas por Cell Broadcast no Android.

      Trial em 2019 no Reino Unido - https://twitter.com/ricardojsaraiva/status/1403619380366356480

      Demo em 4G e 5G com o Cell Broadcast - https://twitter.com/RatZillaS/status/1370377307915968515?s=20

      Eliminar
  3. Pois... Mas assim, como é que cada operadora vai cobrar o SMS? Isto é tudo um negocio

    ResponderEliminar