2021/08/27

Apple vai deixar developers dizerem aos utilizadores como pagar sem comissões da Apple

Um processo de developers contra a Apple vai resultar na alteração de uma das clásulas mais problemáticas, e permitir que os developers possam contactar os seus utilizadores com métodos de pagamento que escapem às comissões da Apple.

A Apple tem sido forçada a fazer alterações às "paredes" com que protege o seu bem mais lucrativo, os iPhones e o iOS, e onde as comissões que cobra a todos os pagamentos que passem pelas apps representam uma bela fatia. Um processo vem obrigar a fazer mais alterações. Até há uns meses atrás, os developers estavam proibidos de informar os seus utilizadores sobre qualquer forma de como fazerem pagamentos por serviços externos de modo a escaparem às comissões. E agora isso vai mudar.

A Apple vai aceitar que os developers possam comunicar aos seus utilizadores formas de pagamento alternativos, expandindo a alteração que já tinhha feito em Junho nesse sentido, mas que na altura ainda proibia que os developers usassem informação recolhida através da app: ou seja, não poderiam usar o email dos utilizadores, mesmo que eles o tivessem preenchido na app. Agora, vão poder usar essa informação recolhida pela app, facilitando imensamente o processo de dizer algo tão simples como: se nos pagararem através do PayPal podem ter um desconto de 20%.

Não seria a Apple se esta "derrota" não fosse descrita como sendo uma "vitória", dizendo que é uma alteração feita para dar aos developers maior flexibilidade na interacção com os seus utilizadores. Claro que não refere o pequeno detalhe de, ainda assim, continuar a ser proibido que os developers coloquem um link directo para pagamentos alternativos na sua app. Mas seguramente que, se um destes dias também isso for forçado a ser alterado pelos tribunais, a Apple voltará a dizer que é uma grande vitória.

1 comentário: