2021/08/09

Ataque Glowworm recupera áudio dos LEDs das colunas

Investigadores desenvolveram um novo ataque que permite reconstruir o áudio de colunas de som visíveis à distância, através da variação da intensidade do seu LED.

Parece não haver fim ao tipo de ataques que se vão desenvolvendo, e este Glowworm é mais um dos que se revelam particularmente curiosos. Recordam-se dos relógios despertadores com mostradores cuja intensidade variava em função do número de segmentos iluminados? Este ataque Glowworm utiliza o mesmo princípio base, mas aplicado às colunas.

Embora imperceptível a olho nu, o LED que se ilumina a indicar que as colunas estão ligadas pode estar inadvertidamente a revelar tudo o que se esteja a ouvir. Isto porque o LED sofre minúsculas variações na intensidade causadas pelas variações da tensão enquanto a coluna está a funcionar, e permite que se recupere o seu áudio a dezenas de metros de distância.



Neste caso, quanto "pior" for a concepção interna da coluna, melhor - o que não será difícil tendo em conta a política de reduzir custos seguida pela maioria dos fabricantes - pois significará que o LED dispensa qualquer tipo de isolamento ou regulação de tensão, tornando-o num melhor indicador para este ataque.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)