O Perseverance superou todas as expectativas e chegou a Marte para dar continuidade à exploração do planeta vermelho, mas agora sofre um revés que deixa os cientistas intrigados. Uma das principais missões do Perseverance é recolher amostras do solo marciano que, posteriormente, poderão ser recolhidas por uma futura missão que as traga de volta para a Terra - mas a primeira tentativa de recolher uma dessas amostras falhou, e não se sabe bem porquê.
À primeira vista, tudo parecia ter corrido como era suposto: o Perseverance perfurou com sucesso a superfície marciana, e efectuou o processo de recolha do solo para o tubo de amostras. A surpresa é que, quando foram espreitar o tubo, em vez da amostra do solo, estava vazio.
[um fantástico tubo cheio de nada]
Os cientistas ainda estão a tentar perceber o que se passou, mas esta não é a primeira vez que o solo marciano se revela numa dor de cabeça. O ano passado, a sonda InSight teve imensas dificuldades em conseguir colocar a sonda perfurante no subsolo marciano. E agora parece que estamos a ter novo episódio de surpresas indesejadas. Para um rover que tem como missão recolher amostras, esperemos que este falhanço inicial tenha sido apenas a excepção, e não se torne na regra para as próximas tentativas.
Actualizaçao: os cientistas acreditam já ter percebido o que se passou.
Tb pode ter sido sabotagem dos residentes locais para não serem descobertos :P
ResponderEliminar