2021/08/12

Desmontagem do Mi Mix 4 revela segredo da câmara sob o ecrã

A Xiaomi apresentou o Mi Mix 4, o seu primeiro smartphone com câmara invisível sob o ecrã, cujo segredo é revelado pela desmontagem do smartphone.

Já é habitual que cada novo smartphone seja acompanhado por uma sessão de desmontagem, que permite esmiuçar que componentes a empresa utilizou e verificar se não existem por lá algumas surpresas escondidas - e que também se revelam extremamente úteis para as situações em que o utilizador final se quer aventurar em tarefas como a troca de bateria ou de ecrã.

Neste caso, temos um vídeo de um blogger chinês que desmontou o Mi Mix 4 completamente, e onde o pormenor mais interessante vai precisamente para aquele que é a sua maior novidade, o ecrã que suporta a câmara invisível que se esconde debaixo dele.
Colocando o ecrã em contra-luz, são facilmente visíveis as secções dedicadas à câmara (1) e aos sensores de proximidade e luminosidade (2), com a secção da câmara a ter maior transparência, uma vez que isso terá impacto crítico para a qualidade das imagens captadas pela câmara frontal.

Pelo que se pôde ver na apresentação do sistema sob-ecrã da Oppo, as imagens captadas pela câmara frontal são bastante superiores às que eram possíveis com os sistemas de primeira geração - mas ainda faltará ver que tal o impacto dos pixeis sobre a objectiva poderão ter em situações mais complicadas de baixa luminosidade. Ainda assim, parece-me que será um compromisso que muitos não se importarão de fazer para terem um ecrã completo livre de furos e notches.

Agora é só esperar quantos anos a Apple vai demorar para lançar um iPhone sem notch, e anunciar o seu sistema de câmaras sob o ecrã como sendo a maior inovação da história dos smartphones!

5 comentários:

  1. "Agora é só esperar quantos anos a Apple vai demorar para lançar um iPhone sem notch, e anunciar o seu sistema de câmaras sob o ecrã como sendo a maior inovação da história dos smartphones!"

    ahahaha! é garantido que isso vai acontecer. Antes disso, quando alguns dos seguidores da marca começarem a fazer perguntas, eles vão dizer que essa funcionalidade não faz falta. Que realizaram um estudo e 97% das pessoas que usam iPhone, preferem o notch.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ponto é que você fala como se Apple tentasse ser o primeiro, e não... eles não quer ser os primeiros, eles quer ser os melhores.
      Para muitos usuários, eles são os melhores, para outros não, ninguém pode agradar a todo o mundo né?

      Eliminar
  2. Eu só não percebo o porquê mencionar a Apple.
    Também é engraçado, porque primeiro questionam qualidade destas cam's por baixo do ecrã, que não é a melhor. Depois esperam que Apple implemente esta solução para quê?
    Preferem ter uma notch, com sensores todos do Face ID, ou preferem uma cam de baixa qualidade, possivelmente sem face ID, e a "marca" da cam no ecrã, já que é impossível de a esconder (Basta ver o novo galaxy)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. vês como foi preciso mencionar a Apple? trouxeste logo vários pontos negativos e positivos da marca. não te sintas ofendido lol estes fanboys....

      Eliminar
    2. Bom dia temos que inovar senão ainda estávamos na Idade da pedra , pena é que certas e determinadas marca com fan boys e com o maior profit do mundo, que tinham dinheiro para inventar tudo não o façam, tens de ser empresas pequenas e margem baixas a investir para inovar

      Eliminar