2021/08/10

Google começa a enxotar utilizadores do Hangouts para o Chat

O fim há muito anunciado do Hangouts parece finalmente aproximar-se, com a Google a começar a direccionar os utilizadores que ainda resistem para o Google Chat.

O encerramento do Hangouts vai ficar na história como sendo mais um dos grandes erros da Google, que tinha um serviço que "fazia tudo e muito mais", e em vez disso optou por apostar em serviços que faziam menos coisas, que depois foram cancelados, e transformados, e viram coisas serem adicionadas para que ficassem minimamente equivalentes ao que já tinha desde sempre. Mas, já sabemos que por vezes é impossível tentar perceber estas decisões, e o que temos é um reforço da expulsão dos utilizadores do Hangouts para o Google Chat.

Quem ainda se mantém no Hangouts começará a ver um alerta a dizer que o serviço está prestes a ser substituído pelo Google Chat, e a recomendar que façam essa transição - passando da app Hangouts para o Chat integrado na app do Gmail (que também acumula funções de Google Meet). É mesmo um cenário de desespero, que leva a Google a pendurar tudo no Gmail.
O que é certo é que com isto, contactos que mantinha diariamente de forma regular via Hangouts, agora se espalharam pelo Messenger, WhatsApp, Slack, Telegram e Signal - com a inevitável consequência de que muitas das conversas diárias se perderem, e muitas vezes me deparo com o absurdo cenário de saber que alguém me tinha dito algo que vi de relance numa notificação que apaguei, e depois não conseguir descobrir em qual das apps de mensagens é que isso está.

Apenas tenho uma única certeza: definitivamente não será no novo Google Chat, pois já ninguém confia na Google para manter um serviço de mensagens.

2 comentários:

  1. ainda por cima os serviços de mensagens da google, nunca foram leves para mobile, lembro-me perfeitamente das dificuldades em 2014 com telemóveis novos e comparar o desempenho com o WhatsApp, nunca corrigiram. Parece que não é importante a performance

    ResponderEliminar
  2. Já vamos na 4ª ou 5ª app de messaging da Google #FAIL

    ResponderEliminar