2021/08/19

Google MUM percebe o contexto das pesquisas

A Google está a começar a utilizar o seu novo sistema MUM (Multitask Unified Model) que promete ser capaz de dar respostas mais eficazes às pesquisas dos utilizadores.

Este novo sistema é capaz de ter um melhor entendimento contextual das perguntas feitas, possibilitando responder de uma vez a coisas que, tradicionalmente, teriam que ser feitas com várias pesquisas. Por exemplo, uma pesquisa para uma rotina de treino poderá levar o utilizador a uma que não seja adequada para o seu nível físico; mas com o MUM, o sistema conseguirá perceber que aquilo que o utilizador procura será - provavelmente - algo adequado para si.
Por outro lado, há quem alerte que isto fará com que a Google tenha ainda maior poder sobre os resultados, apresentado respostas directamente e evitando que os utilizadores tenham que entrar nos sites de onde essas informações foram tiradas. Nos sites noticiosos isso já deu origem às "taxas dos links", em que vários países exigem o pagamento por links e resumos de sites de notícias; e por este andar, talvez isso comece a ser aplicado a todos os sites em geral (ou não, uma vez que estes não têm lobbys a exigir a criação de leis em sua defesa).

De resto, veremos até que ponto este MUM será capaz de dar mais alguma inteligência aparente ao Google Assistant, já que basta tentar aprofundar um pouco mais as suas capacidades para se descobrir que é bastante limitado quando se começa a tentar ir um pouco além das perguntas ou comandos básicos com resposta imediata.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)