2021/08/19

Notícias do dia

Garantias passam a 3 anos em 2022; Android Auto vai deixar de funcionar nos smartphones; Oppo revela novo sensor e zoom contínuo 85-200mm para smartphones; Microsoft dificulta escolha de browsers alternativos no Windows 11; nas promoções temos um NAS TerraMaster F2-210 de 2 baías a €135.99; e nova vulnerabilidade expõe milhões de câmaras de vigilância, DVRs e monitores de bebé.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar Xiyihoo de 30000 mAh.

Intel revela CPUs Alder Lake

Apressando-se a apresentar alternativas que permitam manter-se relevante perante a ofensiva ARM, a Intel revelou a sua próxima geração de CPUs com arquitectura Alder Lake que copia alguns dos principais aspectos da concorrência, nomeadamente a utilização de núcleos de processamento diferenciados, destinados a alto-desempenho ou a alta-eficiência. Aliás, a Intel diz que o seu novo núcleo Gracemont é o núcleo x86 mais eficiente criado até à data.

Face aos núcleos Skylake, a Intel diz que estes Gracelake podem fornecer desempenho 40% superior para o mesmo consumo de energia, ou nível de desempenho equivalente usando apenas 40% da energia. Promessas que terão que ser postas à prova, mas que poderão ser aquilo que a Intel precisava para poder competir com os ARM em termos de autonomia nos portáteis e tablets.


Sistema de fusão a laser mais próximo da realidade

Cientistas fizeram avanços notáveis no sentido da criação de um sistema de fusão a laser, que teoricamente seria de mais fácil construção que os reactores de fusão experimentais que estão em curso, e que precisam de poderosos e complexos campos magnéticos para conter o plasma.

Nesta experiência foi possível obter-se 70% da energia utilizada, o que ainda está longe dos mais de 100% que seriam necessários para o tornar num gerador de energia, mas que representa um significativo avanço, sendo oito vezes superior à energia produzida na tentativa anterior. Ainda assim, existem muitos outros aspectos que terão que ser removidos para conseguir manter a reacção de forma continuada por longos períodos de tempo, pelo que ainda poderão ser necessárias décadas até que esta fusão a laser se possa tornar viável.


Nvidia alerta que escassez de GPUs continuará em 2022

Se estavam a adiar a compra de uma placa gráfica para 2022 para escapar à dificuldade de encontrar uma, e aos preços inflacionados que vão surgindo, eis que temos más notícias. A Nvidia actualizou as suas previsões e alerta que o cenário de escassez de GPUs e placas gráficas da série RTX 30xx irá manter-se também durante o próximo ano.

Parece que a sua polémica decisão de bloquear a utilização dos GPUs gaming para efeitos de geração de criptomoedas não tiveram qualquer impacto prático em termos de libertar mais placas gráficas para os jogadores - e muitos mais terão perdido o interesse por causa da China ter proibido a mineração de criptomoedas e sendo forçados a mudar para outros países, ou mudarem de actividade.


Quora com "dark pattern" no cancelamento de emails?

Os "dark patterns" são as técnicas utilizadas para baralhar ou enganar os utilizadores de modo a que tomem a opção que mais interesse aos sites e serviços, e fiquei surpreendido ao descobrir que também o site Quora parece ter sucumbido a essa prática. Quem desejar cancelar os emails de aviso de convites vai ser confrontado com uma pergunta e opções que irão obrigar a puxar pelos neurónios. A pergunta é:
  • "Você gostaria de não mais receber e-mails de convite de espaços?"
E as opções de resposta são:
  • Não, continue a enviar-me e-mails de convite para eu descobrir novos espaços
  • Sim, eu não quero mais receber e-mails de convite de espaços

Actualização: Posteriormente pensei se não poderia ser apenas um caso de má tradução para português e fui espreitar a mensagem em inglês - e parece ser esse o caso, já que a pergunta e respostas em inglês são bastante mais directas e não parecem estar a querer baralhar as pessoas. Ainda assim, para um site com a dimensão do Quora, exigia-se mais cuidado nas traduções.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro leitor de DVD a chegar ao mercado foi o Toshiba SD-3000, em 1996. O formato DVD depressa conquistou os fãs dos filmes, permitindo a transição das velhas cassetes VHS analógicas para um formato digital sem perda de qualidade ou degradação a cada reprodução.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)