2021/08/23

Instagram troca swipe-up para manter utilizadores na app

O Instagram vai trocar o gesto de swipe-up, deixando de direccionar os utilizadores para páginas web, e em vez disso dando acesso a stickers.

O gesto swipe-up permitia que os criadores redireccionassem os seus seguidores para sites externos a partir das suas stories. Eram uma forma fácil de reencaminhar pessoas para coisas como sites de donativos, ou projectos de crowdfunding, ou produtos pelos quais recebam uma comissão. Era uma funcionalidade disponível para contas verificadas e com mais de 10 mil seguidores, mas que vai deixar de existir a partir de 30 de Agosto. O Instagram vai trocar o swipe-up, que deixa de enviar os utilizares para sites externos, e em vez disso dá-lhes... stickers.
Por agora também esta funcionalidades fica limitada aos utilizadores que já tinham acesso ao swipe-up, sendo algo que o Instagram diz que procurá expandir a mais utilizadores no futuro; dizendo também que esta alteração se deve ao desejo de querer que a "experiência de utilização" do Instagram fique melhor integrada com o que os utilizadores esperam.

Até pode ser que sim, mas por outro lado não se pode deixar de ficar com uma pequena suspeita de que seja apenas uma táctica idêntica às que os casinos utilizam (sem relógios visíveis, sem janelas) de modo a fazer com que os utilizadores fiquem por lá o máximo de tempo possível sem serem confrontados com distracções que lhes relembrem que existe um mundo lá fora.

1 comentário:

  1. Pelo que percebo do screenshot vai haver um sticker específico que permite o mesmo que o swipe-up e redirecionar o utilizador para um site externo.

    ResponderEliminar