2021/08/24

iPhone sem sensor de impressões digitais no ecrã para breve

Apesar dos rumores que indicavam que a Apple estaria a considerar adicionar um Touch ID ao ecrã dos iPhone, o seu desempenho parece não estar ao nível que a Apple esperaria.

Hoje em dia até modelos de gama baixa já começaram a adoptar o sistema de sensor de impressões digitais integrado no ecrã, mas parece que no caso dos iPhone isso não irá acontecer em breve. Segundo informação mais recente, a Apple esteve a testar sistemas de reconhecimento de impressões digitais integrados no ecrã, mas os seus resultados não estiveram à altura do que a Apple estava à espera; faltando saber se se limitou a experimentar os diminutos sensores tradicionais, ou se também já terá experimentados os mais recentes, com área mais abrangente e até permitindo a leitura de dois dedos em simultâneo.

Há alguns anos a Apple abdicou do seu famoso Touch ID apostando tudo no Face ID com reconhecimento facial 3D. No entanto, o abandono do sensor de impressões digitais que foi imagem de marca durante anos não deixou todos os utilizadores satisfeitos; o Face ID pode ser mais conveniente nalgumas situações, mas torna-se bastante mais inconveniente noutras - especialmente no cenário actual de pandemia e de utilizlação de máscaras (inconveniência que a Apple tentou minimizar enfraquecendo o Face ID para os utilizadores que têm um Apple Watch, para permitir o desbloqueio facial sem reconhecer a cara na totalidade).

Poderia também equacionar-se a alternativa de instalar o sensor de impressões Touch ID no botão do power, tal com fez nalguns iPads, o que também seria uma excelente opção, especialmente tendo em conta que para operações como pagamentos ou compras já é pedido que o utilizador faça duplo-clique nesse botão para validar a identificação via Face ID (para que uma compra ou pagamento não seja feito inadvertidamente apenas por o utilizador estar a olhar par para o iPhone). Mas, segundo este último relato, isso não parece estar no topo da lista das prioridades da Apple, e deveremos ficar mais alguns anos apenas com o Face ID nos iPhones.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)