2021/08/27

Loja de apps TapTap quer conquistar ocidente com 0% de comissões

Numa altura em que se discutem os abusos da Apple e Google ao exigirem comissões elevadas em todos os pagamentos nas suas app stores, uma app store chinesa - TaTap da XD - quer expandir-se para o ocidente com o chamariz de 0% de comissões.

No ocidente já nos habituamos a associar as marcas e serviços chineses a coisas com preços ultra-competitivos, e a XD quer expandir essa associação também às lojas de apps. Contando com o apoio do gigante Alibaba, a loja destaca-se da Play Store da Google da App Store da Apple por cobrar 0% de comissões aos developers; e contra 0% será difícil competir.

Na China, esta loja, que conta com o apoio do gigante Alibaba, já é a maior app store independente de jogos mobile (sendo preciso relembrar que a Play Store da Google não está disponível na China, e por isso proliferam múltiplas app stores Android). E agora que o seu crescimento está a estaganar no seu país de origem, os seus planos são expandir-se para o ocidente, esperando que a isenção de comissões seja suficiente para atrair os developers e, por arrasto, os utilizadores. E para ajudar no arranque aposta em mega êxitos como Genshin Impact, esperando que sejam suficientes para atrair jogadores.

É precisamente o tipo de manobra que a Google não quer (que até estava a considerar comprar a Epic só para que não lançassem uma app store que contornasse a sua Play Store) - sendo que no caso da Apple tem a vantagem de ainda não permitir qualquer tipo de concorrência a nível do acesso ao iOS; algo que poderá vir a mudar num futuro não muito distante.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)