2021/08/21

Pi cresce para os 62.8 biliões de dígitos

Uma Universidade Suiça diz ter batido o recorde de cálculo do número Pi, com 62.8 biliões de dígitos.

O número Pi tem fascinado os matemáticos há milénios, e o desejo de o calcular com a maior precisão possível é algo que tem sido tentada desde a sua descoberta. Agora, a Universidade Suiça de Graubünden diz ter batido o anterior recorde por ampla margem, e tendo-o feito de forma muito mais rápida. A equipa de investigadores da Universidade diz ter calculado Pi com 62.8 biliões de dígitos, superando o anterior recorde com 50 biliões de dígitos atingido o ano passado por Timothy Mullican.

Não menos interessante é que isto foi feito em apenas 108 dias e 9 horas, cerca de 3.5 vezes mais rápido que o cálculo recordista anterior; e isto usando apenas uma máquina de nível modesto (em termos de supercomputadores ou serviços cloud) com dois CPUs AMD Epyc 7452 com 32-cores, 1 TB de RAM, e usando o programa y-Cruncher. Menos comum era o conjunto de discos necessários: 37 discos de 16 TB, 34 dos quais usados para o cálculo e 4 deles usados para guardar o número Pi resultante - e não recorrendo a SSDs pois a quantidade de gravações iria superar os limites recomendados de utilização dos mesmos.

Serem necessários 4 discos de 16 TB para guardar este novo Pi de alta-precisão já será suficiente para nos dar uma ideia da longa lista de dígitos de que se está a falar! Pelo que, acho preferível poupar-vos 64 TB de dadps e não incluir o número aqui. :)

2 comentários:

  1. [Desafio a Agência Espacial NASA];
    sobre este enigmático número de π; uma grande descoberta inovadora dentro do Universo da Matemática: é sabido que a NASA usa com frequência o enigmático número de π com 15 dígitos depois da vírgula( 3,141592653589793 aproximado). A Matemática andando na contra mão; com nome, sobrenome e denominação de origem, o passado jamais esteve tão presente por dentro da Ciências Exata, sendo a pioneira entre os pensadores e os(as) Matemáticos(as); em tempos passados, pois foi em cima de ombros de gigantes que enxerguei o horizonte na visão da Matemática, com esta grande única e majestosa descoberta sobre este enigmático número de π : uma descoberta inovadora, com três inteiros e quinze centésimos finito depois da vírgula (3,15), dentro desta descoberta existe um fator muito importante a ser respeitado, Não pode ser aproximado, Não pode ser Fatorado, Não pode ser simplificado, Não pode ser arredondado, tem que ser exato com 100% para os cálculos deste enigmático número de π uma medida com total precisão para os cálculos de π, onde poderá mudar a história da Matemática, trazendo uma realidade acima de qualquer suspeita, provando Matematicamente e Cientificamente que sua precisão é 100% para os cálculos deste enigmático número de π; será uma descoberta inovadora no Universo da Matemática, onde irá facilitar a explorar o espaço e o Universo, enviando sondas para todos os planetas jamais descoberto, e trazendo grandes informações de como um planeta é habitado, simples, preciso de uma simples razão para ter uma precisão jamais vista em todos os tempos, com muita investigações, muitos estudos e pesquisas cheguei ao um único número de π, sendo totalmente Racional e irreversível com várias razões de números inteiros e 270 fórmulas para seus cálculos, pois cada fórmula desenvolvida, tem que saber sua essência para ser tão bela com resultados surpreendentes. O Autor da obra " A ousadia do π ser racional" Sr Sidney Silva.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar