2021/08/14

Roubo de $610M de criptomoedas resulta em recompensa de $500 mil dólares

Naquele que será um dos mais estranhos casos de "roubo" de criptomoedas, um desastre de 650 milhões de dólares parece ter sido transformado numa brincadeira que rendeu meio milhão de recompensa.

Tudo começou com um sinal de alerta da Poly Network, que anunciou que um hacker teria conseguido roubar 610 milhões de dólares em criptomoedas variadas, fazendo antever um dos mais problemáticos casos de roubo de criptomoedas do ano. Mas depressa as coisas seguiram outro rumo, e não aquele que se poderia imaginar.

O hacker que roubou os fundos diz que o fez depois de ter descoberto uma vulnerabilidade grave que lhe dava acesso à totalidade de quase mil milhões de dólares existentes naquela rede de criptomoedas, e que se viu perante um grande dilema: dizer a alguém da empresa, mas arriscar que essa pessoa usasse a vulnerabilidade para ficar ela com o dinheiro, ou aguardar para ver como iria proceder, e arriscar que outros hackers roubassem o dinheiro. A sua solução criativa foi transferir o dinheiro para si, para "o manter em segurança"!

Apesar das suas intenções ficarem para sempre em dúvida - os endereços utilizados começaram a ser bloqueados, e a atenção de todo o mundo das criptomoedas centrou-se sobre ele - a verdade é que já devolveu várias centenas de milhões de dólares que estava a "guardar", e a empresa até lhe ofereceu uma muito generosa recompensa de 500 mil dólares pela descoberta da vulnerabilidade - mas que o hacker diz não ter intenções de aceitar (talvez por recear que isso facilite a sua identificação e potenciais processos que se sigam?)

Por agora ainda falta aguardar para ver se o hacker devolve o resto do dinheiro, pois será prematuro dizer que o caso já passou enquanto ainda falta devolver cerca de 300 milhões de dólares... que continuam a ser uma "recompensa" bastante mais apetitosa que os 500 mil dólares que lhe foram oferecidos!


Actualização: O dinheiro foi mesmo devolvido e a recompensa paga - com a promessa de não ser tomada qualquer acção legal contra o hacker.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)