2021/08/05

Serviço Starlink oblitera internet via satélite dos concorrentes

A constelação Starlink está longe de estar completa, mas os clientes já podem obter velocidades que rivalizam com as ligações de internet por cabo.

O serviço Starlink aproxima-se dos 100 mil clientes e começar a ficar-se com uma melhor ideia da qualidade actual do serviço. O popular site Speedtest fez um comparativo das velocidades do Starlink face a outros serviços de internet via satélite, e a vantagem do serviço da SpaceX salta à vista, com velocidades superiores e, principalmente, latências bastante mais reduzidas - como de resto já era prometido.
Face a serviços como o HughesNet e Viasat, o Starlink atinge velocidades de 97 Mbps de download e quase 14 Mbps de upload - que contrastam com os 18-19 Mbps e 2-3 Mbps dos seus concorrentes. E a nível da latência as coisas não mudam: o Starlink consegue latências de 45 ms, face aos 630-720 ms dos outros serviços, vantagem da utilização de satélites em órbitas muito mais próximas da Terra que os satélites geoestacionários a 35 mil quilómetros de distância.

Ainda assim, importa relembrar que o serviço Starlink continua a estar vocacionado para fornecer internet a locais remotos que não tenham outra forma de conseguir um acesso à internet com velocidades "modernas"; e não como substituto de uma ligação por fibra ou 5G, onde estiverem disponíveis. Também falta saber como se irá comportar quando o número de clientes aumentar e poderem surgir situações de congestionamento numa determinada região.

5 comentários:

  1. Os 35 mil km não são 35 Km?

    ResponderEliminar
  2. Não senhor, são mesmo 35 mil KM:

    "A geostationary orbit, also referred to as a geosynchronous equatorial orbit (GEO), is a circular geosynchronous orbit 35,786 kilometres (22,236 miles) in altitude above Earth's equator (42,164 kilometers in radius from Earth's center) and following the direction of Earth's rotation."

    https://en.wikipedia.org/wiki/Geostationary_orbit

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. The first 60 Starlink satellites were launched on May 23, 2019, aboard a SpaceX Falcon 9 rocket. The satellites successfully reached their operational altitude of 340 miles (550 kilometers) — low enough to get pulled down to Earth by atmospheric drag in a few years so that they don't become space junk once they die.

      Eliminar
  3. 97Mb com quantos clientes ligados a esse satélite? Quantos mais clientes menos largura de banda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo5/8/21 22:07

      97mbps é a média que os clientes que fizeram o speedtest tiveram, neste caso, do universo de 100.000 clientes, ligados à rede toda.

      Claro que será interessante de ver se atingindo, por exemplo, 500.000 clientes se a rede consegue a mesma performance

      Eliminar