2021/08/11

Signal facilita mensagens temporárias para todos

Fará sentido manter eternamente todo o histórico de mensagens? O Signal acha que não e facilita a activação das mensagens temporárias para todas as conversas.

Há muito que o Signal dá aos utilizadores a opção das mensagens serem eliminadas automaticamente após algum tempo, mas sendo isso uma opção que tinha que ser activada para cada conversa individualmente. Agora, o Signal dá o passo seguinte e permite que os utilizadores activem a opção de mensagens temporárias automaticamente para todas as novas conversações, o que acaba por ser um modo bastante mais seguro e adequado para a maioria das pessoas, fazendo com que as conversas com histórico permanente se tornem na excepção e não na regra.
Adicionalmente, cada utilizador pode escolher o período de eliminação das mensagens de acordo com as suas necessidades, indo de uns efémeros 30 segundos a várias semanas.

Apesar da maioria das apps nos ter habituado a manter um registo permanente de tudo o que fazemos, esta opção do Signal faz-nos repensar se realmente há vantagens nisso. A maioria das apps de mensagens nem sequer disponibiliza ferramentas de pesquisa adequadas, tornando praticamente impossível encontrar algo que se disse há alguns meses (ou anos) atrás. Por isso mesmo, não me parece que se perca muito em definir a eliminação automática para alguns dias (ou um par de semanas), e ter o cuidado de se passar qualquer informação que se deseje manter permanentemente para um serviço mais adequado do que uma "app de mensagens".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)