2021/08/26

SSD WD Blue SN550 cai para metade da velocidade após troca de memórias flash

A WD trocou as memórias flash usadas no seu popular SSD WD Blue SN550 sem anunciar qualquer alteração, e alguns utilizadores só o estão a descobrir ao verem que a velocidade caiu para metade.

A Western Digital parece querer pôr à prova, mais uma vez, os limites da paciência e confiança dos seus clientes, tendo feito uma alteração não anunciada nos seus SSD M.2 WD Blue SN550, que "apenas" tem como efeito reduzir as velocidades de escrita para metade do que os modelos originais tinham.

O WD Blue SN550 é um dos mais populares SSDs da marca, e que era capaz de atingir velocidades de escrita de 849 MB/s de forma continuada. Mas a WD alterou as memórias flash utilizadas, e agora os novos modelos podem ficar-se por apenas 390 MB/s, praticamente ao nível do SSD WD Green SN350 de gama baixa. Uma diferença bem significativa, e que apanhará os utilizadores de surpresa, pois não seria isso que estavam à espera quando compraram este SSD com base nas análises que viram.
A WD defende-se dizendo que indicou as diferenças na ficha técnica do produto, como se a maioria das pessoas lesse isso antes de comprar um produto que está no mercado há meses, e com especificações e resultados que eram conhecidos. Algo que levanta ainda mais desconfiança, pois esta alteração até poderia passar despercebida nalguns casos. Esta versão modificada até parece manter o desempenho do modelo original, sendo que só após se ultrapassar os 12 GB da cache SLC de maior desempenho é que o fraco desempenho das novas memórias flash se faz sentir.

É definitivamente uma alteração que não inspira grande confiança, e que a WD tenta minimizar dizendo que, de futuro, alterará o número de modelo do produto quando houver alterações que afectem o seu desempenho. Algo que não deveria ser de futuro mas deveria já ter sido aplicado neste caso. E com isto, se estiverem a pensar comprar um WD Blue SN550, será melhor assumirem que é um SSD com escritas que se podem ficar pelos 390 MB/s de escritas mínimas garantidas e não os 849 MB/s dos modelos originais.


Actualização: Também a Samsung está a trocar componentes e tornou o seu 970 Evo Plus mais lento.

1 comentário:

  1. Agora não encontro o artigo, mas há uns tempos vi um sobre esta troca de componentes internos de várias marcas de SSD, tornando-os mais lentos que o anunciado inicialmente. Por isso é um bocado uma lotaria se o mandarem vir de algum lado, pode calhar o bom ou o mais lento...

    ResponderEliminar