2021/08/09

Vendedores na Amazon "perseguem" clientes que deixem críticas negativas

As críticas negativas continuam a fazer com que alguns vendedores recorram a todo o tipo de tácticas para as tentarem eliminar.

Recentemente a Amazon removeu diversas marcas populares do seu site, por estarem envolvidos em sistemas de manipulação das avaliações, prometendo ofertas e descontos no caso dos clientes deixarem avaliações positivas (e com isso influenciando o algoritmo da Amazon para que os seus produtos ficassem melhor classificados face aos dos rivais). Mas essa não é a única forma que os vendedores têm usado, e muitos deles chegam até a contactar os clientes directamente - coisa que não deveriam conseguir fazer.

Quando um vendedor vende algo através da Amazon, não tem acesso ao email do cliente, podendo comunicar com ele apenas através do sistema da Amazon - que assim pode ficar com um registo para posterior monitorização se assim for necessário. Mas alguns clientes que têm deixado avaliações negativas dizem estar a ser contactados directamente pelos vendores, que também fazem todos os possíveis para os convencerem a remover a avaliação negativa: quase sempre começando por oferecer um reembolso do valor pago, mas nalguns casos chegando a ofertas de valor superior ao do próprio produto.

Esta "indústria das avaliações" já deu origem a empresas especializadas em obter os emails dos clientes! Mais um efeito secundário de um sistema que premeia (e penaliza) as avaliações, e que inevitavelmente dá origem a excessos. Dos condutores na Uber aos estafetas na Glovo, ninguém quer uma má avaliação a estragar a sua classificação e a poder retirar-lhe trabalho, e nem os vendedores da Amazon escapam a este fenómeno da paranóia com as avaliações negativas. Já dou comigo a imaginar alguns clientes a darem avaliações negativas apenas com a expectativa de serem contactados para que lhes ofereçam um reembolso e fiquem com o produto de borla!

1 comentário:

  1. Confirmo a perseguição. Em inglês e em espanhol. Já tentei encontrar forma de reportar mas não encontro...

    ResponderEliminar