2021/08/29

Windows 11 chega aos CPUs antigos - mas sem actualizações?

A boa notícia de que a Microsoft ia deixar instalar o Windows 11 em PC com CPUs mais antigos pode não dar direito a receber actualizações.

Depois de se ter descoberto que a MS afinal iria deixar instalar o Windows 11 em computadores mais antigos - e não tão antigos, como o seu próprio Surface Studio 2 - eis que se descobre que esta oferta pode não estar a ser feita de boa vontade. Apesar de se saber que a MS não ofereceria qualquer garantia de suporte para o Windows 11 instalado nos CPUs mais antigos que os CPUs Intel de 8ª geração ou AMD Zen 2, parece que afinal poderá não se ter direito a actualizações automáticas ou sequer actualizações de segurança.

Ora, isto pode ser um enorme retrocesso, ou também uma excelente notícia, dependendo da perspectiva.

A MS tanto "lutou" no Windows 10 por ter actualizações automáticas sempre activas, dizendo que isso era essencial para a segurança; que agora será estranho vê-la a usar as actualizações como forma de pressionar as pessoas a trocarem para computadores mais recentes. Por outro lado, isto pode ser o tipo de coisa que, se se confirmar, até poderá levar alguns utilizadores a preferirem instalar o Windows 11 em computadores com CPUs mais antigos, para ficarem definitivamente livres das actualizações automáticas e voltarem ao processo de as instalar manualmente apenas como, e quando, quiserem.

Veremos qual irá ser a opção da Microsoft, mas parece-me que tendo em conta a evolução do mercado, a MS não estará em posição de querer "arreliar" os seus utilizadores com este tipo de "chantagem". Como já tem sido frequentemente demonstrado, é extremamente fácil perder em instantes a confiança ou reputação que demoraram anos a conquistar; e não há nada pior para uma empresa do que um consumidor que se tenha incumbido de uma auto-missão de nunca mais usar um produto de determinada marca ou empresa.

2 comentários:

  1. Esta empresa está decidida a encaminhar utilizadores para um Windows na cloud: os que têm PC novos levam (ainda) com o W11; os que têm com mais uns anos "dar a ideia que são obsoletos e em pouco tempo assinarem o W365";

    Cada vez mais o Steam OS parece uma alternativa interessante... ainda bem que ano passado mudei o meu desktop para Mac Mini M1 e macos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só fizeste bem! Foi uma das melhores mudanças da minha vida há uns anos atrás!

      Eliminar