2021/08/28

Windows 11 pode ser instalado em PCs antigos

A Microsoft já clarificou que o Windows 11 poderá ser instalado em PCs mais antigos, mas terá que ser feito manualmente pelos utilizadores - e por sua conta e risco.

A MS pregou um grande susto a todos os utilizadores com computadores mais antigos, quando disse que o Windows 11 iria exigir módulo de segurança TPM e CPUs Intel de 8ª geração ou AMD Zen 2. Exigências que faziam com que o seu próprio Surface Studio 2, que ainda vende, não tivesse acesso a esta nova versão do Windows. Entretanto, perante as críticas, a MS começou a alterar a sua posição, e agora vem confirmar que é mesmo o caso.

Apesar de continuar a recomendar a utilização dos CPUs mais recentes acima mencionados, a MS diz que todos serão livres de instalar o Windows 11 nos seus computadores com CPUs mais antigos. No entanto, será algo que não será suportado oficialmente, nem terá direito à actualização automática do Windows 10 para o Windows 11.

A MS diz que não se responsabiliza por potenciais crashes acrescidos ao se correr o Windows 11 num sistema com um CPU não suportado, mas isso acaba por não valer de muito, considerando que há suportamos anos de crashes também nos CPUs suportados. Os interessados só terão que se familiarizar com o processo de instalação usando um ISO, e aguardarem pela versão final de lançamento deste novo Windows.


Actualização: Afinal poderão não ter direito a actualizações.

1 comentário:

  1. Segundo o link que coloco abaixo, o Windows 10, mais de 6 anos depois de ser lançado, "só" está em 75% dos computadores que têm Windows instalado. Se agora têm todas estas restrições na instalação do Windows 11, boa sorte para conseguirem alcançar uma quota de mercado decente.

    https://hostingtribunal.com/blog/operating-systems-market-share/

    ResponderEliminar