2021/09/14

Apple lança iOS 14.8 anti NSO Group

Mesmo com o iOS 15 prestes a chegar, a Apple lançou o iOS 14.8 com correcção da vulnerabilidade usada pelo spyware Pegasus do NSO Group.

A Apple vai apresentar o iPhone 13 e iOS 15 oficialmente hoje, mas isso não a impediu de lançar a actualização iOS 14.8, uma actualização que corrige uma vulnerabilidade grave, que era a que estava a ser utilizada pelo NSO Group para a instalação do seu spyware Pegasus - capaz de infectar iPhones, iPads e até Apple Watches, com o envio de uma simples mensagem.

No entanto, trata-se apenas do eterno jogo do "gato e do rato". No passado a Apple já corrigiu vulnerabilidades que eram utilizadas por este spyware, que tem sido detectado em smartphones de jornalistas, activistas e políticos, e o resultado foi apenas a descoberta e utilização de novas vulnerabilidades que ultrapassavam os novos sistemas de segurança implementados pela Apple. É por isso mais que provável que seja apenas uma questão de tempo até que o NSO Group consiga uma nova vulnerabilidade... afinal, é esse o seu negócio.

Além do iOS 14.8, a Apple lançou também o iPadOS 14.8, watchOS 7.6.2, e macOS Big Sur 11.6 - versões justificadas pela gravidade desta vulnerabilidade, mas que depressa estarão a dar lugar às versões (iOS 15) que a Apple irá apresentar ao final da tarde.

1 comentário: