2021/09/09

Facebook lança óculos Ray-Ban Stories

O Facebook segue o caminho dos Spectacles da Snap e lança os óculos Ray-Ban Stories.

O interesse do FB nos óculos é conhecido há muito (por algum motivo compraram a Oculus), mas ainda não é desta que temos os óculos de realidade aumentada que há muito se espera. Os Ray-Ban Stories não têm ecrãs à frente dos olhos dos utilizadores que permitam sobrepor informação digital no mundo real. Em vez disso, são idênticos aos Spectacles da Snap, tendo duas câmaras, com o objectivo de funcionarem quase exclusivamente para captação de fotos e vídeo da perspectiva dos olhos do utilizador - com o "quase" a referir-se à sua capacidade para também funcionarem como earphones para ouvir música ou fazer chamadas.
As câmaras estão nas extremidades dos óculos, que numa primeira vista parecem óculos perfeitamente comuns, e podem captar clips de vídeo de 30 segundos ou fotos, quando se pressiona um botão ou se dá um comando de voz.

Para tentar evitar as polémicas que ditaram o fim do Google Glass, os óculos têm uma luz bem visível que indica quando estão a gravar, para que não seja possível (ou pelo menos, mais difícil) captar imagens sem que outra pessoa saiba.

Com um preço de $299, continuam a ser - à semelhança dos Spectacles da Snap - um produto que continuará a ter um mercado bastante restrito, e que não deixará de parecer apenas uma medida de transição enquanto se aguardar pelos óculos de realidade aumentada, muito mais versáteis. Mas, quando esses chegarem, seguramente não irão custar "apenas" $299 como estes Ray-Ban Stories.

2 comentários:

  1. Acho muito pratico para quem gosta de tirar fotos e pequenos vídeos, como eu. Por isso quero comprar. Resta saber qual a duração da bateria, porque se não durar o dia todo não sei se valerá a pena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como é que devia durar o dia todo? É apenas um gimick caro..
      um dia a Apple vai lançar uns e vai virar moda.

      Eliminar