2021/09/06

Google Assistant "Quick Phrases" vão dispensar o "Hey Google"

A Google está a preparar novas formas de dar comandos ao Google Assistant sem necessidade do repetitivo "Hey Google".

Usar o Google Assistant com comandos de voz é algo que ainda parece futurista nalgumas situações, mas há um pormenor que depressa se começa a tornar repetitivo e cansativo: a necessidade de anteceder o comando com as palavras de activação "Hey Google". Mas felizmente, em breve poderemos dispensá-las para certos tipos de actividades mais comuns.

Com as "quick phrases" os utilizadores poderem seleccionar entre várias categorias de comandos que poderão adicionar a esta funcionalidade, incluindo coisas como o controlo de alarmes, iluminação, controlo multimedia, temporizadores, lembretes, meteorologia, e outros. E os grupos de comandos que activarem, poderão depois ser acedidos sem necessidasde de repetir o "Hey Google"; com a condicionante adicional de se poder activar isto apenas para dispositivos específicos: por exemplo, poderão dispensar o Hey Google quando estão em casa a usar o Google Home da sala, mas deixar que continue a ser necessário noutro dispositivo com Google Assistant, como o smartphone.

Dar comandos sem necessidade do Hey Google tornará a utilização do Google Assistant bastante mais natural, mas será inevitável que também vá originar mais falsas detecções. Falta também esclarecer se este reconhecimento dos comandos rápidos está a ser feito localmente sem necessidade de enviar os comandos de voz para a cloud da Google, ou se ao se activar esta função se estará a transmitir tudo o que é dito para lá; algo que, neste altura, receberia bastantes críticas.

2 comentários:

  1. Isso é uma boa novidade! É chato na automaçao estar semre a dizer Hey Google

    ResponderEliminar
  2. Pena é não se poder sequer usar o PT-PT para o Hey Google...

    ResponderEliminar