2021/09/27

iPad mini sofre de "jelly scrolling"

O novo iPad mini trouxe uma necessária actualização ao iPad mais pequeno da Apple, mas infelizmente traz também uma novidade indesejada: o jelly scrolling.

Ao se fazer scrolling com o iPad mini na orientação vertical, é notório um ligeiro desfasamento entre a parte esquerda e direita do ecrã, criando um efeito de "onda" que será mais perceptível para algumas pessoas e praticamente indistinguível para outras (ao estilo daqueles que sofrem mais com o "rainbow effect" dos projectores DLP). Este fenómeno é causado pela forma como o ecrã é actualizado, e alguns ainda se poderão recordar de como isto afectava o OnePlus 5, que tinha o ecrã montado ao contrário.
Usando o iPad na horizontal o efeito desaparece, pois passamos a ter o ecrã na orientação coincidente com a da actualização das linhas.

O efeito é puramente visual, e o factor "incómodo" irá variar de pessoa para pessoa, mas não deixará de ser algo caricato que isto tenha acontecido precisamente na altura em que os iPhone Pro deram o salto para os ecrãs de 120 Hz, promovendo uma experiência de utilização mais fluida.


Actualização: A Apple diz que este efeito é normal nos ecrãs LCD - não explicando porque motivo não é notórios noutros iPads com LCD.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)