2021/09/19

Vodafone 5G no Porto com mais de 1 Gbps

Servindo de prenúncio para os tempos que se aproximam, uma ligação 5G da Vodafone no Porto atingiu 1201 Mbps de download e 133 Mbps de upload.

O nosso leitor Murilo Pivatto enviou-nos o resultado de um teste de velocidade Speedtest impressionante, obtido com um Galaxy S21 Ultra 5G, ma Rotunda da Boavista no Porto. Com 1201 Mbps de download e 133 Mbps de upload, serve como excelente publicidade para a chegada do 5G ao nosso país, que por agora continua a estar limitado a fases de teste dos diversos operadores, até que todas as questões do leilão 5G fiquem resolvidas.

Dito isto, será preciso ter em conta que as condições serão bastante diferentes quando se tiver 5G a nível oficial, e em vez de um número extremamente reduzido de pessoas se começarem a ter dezenas de milhares a ocupar as frequências e as antenas. Mas, o potencial está lá, como demonstrado por estes resultados obtidos no mundo real e não num laboratório sob condições ideais.

Caso estas velocidades se venham mesmo a verificar após o lançamento do serviço a nível oficial, será também curioso se iremos assistir a um ajustamento das velocidades oferecidas nas ligações por fibra. Não será ridículo que os operadores continuem a insistir em velocidades de 200 ou 500 Mbps em fibra, quando num smartphone se pode atingir mais do dobro disso? Já seria altura de começarem a oferecer 1 Gbps simétrico como plano base na fibra - e começarem a considerar oferecer 10 Gbps em opção, como já começou a acontecer em Espanha.

10 comentários:

  1. altice Portugal | MEO no Estádio do Dragão 5G Download 1408 Mbps

    Fonte: https://twitter.com/ricardojsaraiva/status/1411600884853665796?s=20

    ResponderEliminar
  2. É comum em Zagreb apanhar velocidades dessa ordem de grandeza

    ResponderEliminar
  3. Aqui em Coimbra já tive 5g durante umas horas...com cerca de 1370 mbps...

    ResponderEliminar
  4. Para plafons de 1 Giga de trafego, vai ser um deliriu.

    ResponderEliminar
  5. "Estão a ver? Melhor do que em Lisboa..."

    ResponderEliminar
  6. Não consigo perceber.
    Em Leiria o meu 5G ontem deu: 12,8 | 2,01
    Não percebo.

    ResponderEliminar
  7. Simples, não estava em 5G.
    Ter o icone 5G não significa que se esteja realmente em 5G.

    ResponderEliminar