2021/09/01

WD anuncia discos OptiNAND com memória Flash integrada

A WD apresentou discos com nova tecnologia OptiNAND, que começará a utilizar em todos os seus discos com capacidades iguais ou superiores a 20 TB.

A tecnologia OptiNAND da WD é curiosa, e integra memória flash directamente na motherboard do disco rígido. Mas, se estão a pensar que isto já era feito nos discos híbridos, têm razão - mas desta vez as coisas são feitas de forma diferente. Nos discos híbridos temos uma secção de memórias flash que funciona para (idealmente) guardar as coisas de acesso mais frequente, dando parte das vantagens de um SSD a um disco que poderá ter muitos gigabyte a preço mais acessível do que um SSD com essa capacidade. Mas no OptiNAND não é isso que acontece.

Nos WD OptiNAND a memória flash nunca é utilizada para guardar dados do utilizador; esses são sempre gravados directamente no disco. A memória flash é de uso exclusivo para os metadados que o disco necessita para funcionar, guardando coisas como a informação dos desvios das pistas e sectores ao longo de todo o disco, que normalmente roubam alguns gigabytes à capacidade do disco. E dessa forma, a WD promete um funcionamento mais eficiente e com melhor desempenho.
Um pormenor que nos relembra o ponto a que as coisas estão a chegar: a densidade das pistas começa a ser de tal ordem, que é necessário ter em conta a interferência que a gravação numa pista provoca nas pistas adjacentes. Normalmente, um disco poderia ter que reescrever uma pista para garantir a integridade dos dados apenas após terem ocorrido 10 mil escritas próximas; mas com a proximidade das pistas nestes discos, isso é algo que agora pode ter que ser feito a cada 6 escritas! Algo que pode ajudar a explicar porque é que o disco poderá estar a "trabalhar" mesmo quando não se estão a efectuar leituras ou escritas.

Felizmente, para a maioria dos consumidores, a solução já não será outra que não a utilização de um SSD. E mesmo assim, já terão que se preocupar com a possibilidade da marca ter trocado de componentes e trucidado o desempenho que era esperado.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)