2021/10/19

Android 12 chega aos Pixel

Depois das versões beta, a versão final do Android 12 fica finalmente disponível para os smartphones Pixel.

Já está disponível a versão oficial de lançamento do Android 12 para os Pixel da Google, abrangendo todos os Pixel desde o Pixel 3 (Pixel 3, Pixel 3A, Pixel 4, Pixel 4A, Pixel 4A 5G, Pixel 5, e Pixel 5A), sendo que também acompanhará os novos Pixel 6 e Pixel 6 Pro.

O Android 12 aposta num novo estilo visual Material You, que promete maior interactividade e capacidade de adaptação às escolhas dos utilizadores, com cores ajustáveis (que não deixam de nos fazer recordar aquilo que a MS já fazia no seu defunto sistema Windows Phone, embora de forma mais básica). Temos também um reforço da aposta nos widgets, que passaram os últimos anos a serem praticamente ignorados (até a Apple os ter implementado no iOS).
Claro que há muito mais coisas que este Android 12 traz, incluindo melhorias a nível da segurança e privacidade, com novos indicadores de quando as apps usam microfone e câmaras, limitação do acesso a dados sensíveis, desactivação de permissões para apps que não se utilizam há muito tempo, partilha simplificada de passwords WiFi, novo processo de transferência de dados para um novo smartphone, e até as capturas de ecrã com scroll, que pareciam estar a causar uma dor de cabeça à Google, tardando em surgir apesar de praticamente todos os demais fabricantes já o terem feito nos seus Android.

Por agora são os donos dos Pixel que poderão começar a dar uso a tudo isto, com muitas outras marcas a já terem garantido actualizações para o Android 12 nos próximos meses, incluindo a Samsung, Oppo, OnePlus, Realme, Vivo, e Xiaomi.

2 comentários:

  1. Estou curioso para ver o novo modo de video HDR do Pixel 6 que usa o chip desenhado pelo google com HDR-NET e dizem que vem trazer as melhorias do HDR+ que os Pixel tinham na fotografia ao video e consegue processar frame a frame até 4k 60FPS ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui falam um pouco de como funciona o HDR-Net
      https://medium.com/the-artificial-intelligence-journal/understand-googles-cutting-edge-hdrnet-in-10-minutes-30ddc9e90288

      Eliminar