2021/10/28

Apple disfarça notch no MacBook Pro com margens falsas

A Apple já tem forma de lidar com o bug do notch nos novos MacBook Pro, mas não será do agrado de todos, transformando o novo ecrã num ecrã com margens falsas volumosas.

A chegada dos novos MacBook Pro com notch foi acompanhada por um estranho bug que pode fazer com que elementos do menu ou do estado da máquina possam ficar escondidos por trás do notch. Enquanto a Apple e developers vão tentando lidar com essa questão, os utilizadores ficam com uma nova opção à disposição para evitarem esta situação.

Para as apps que ainda não estiverem preparadas para lidar com o notch no ecrã, será possível activar um modo "Scale to fit below built-in camera", que faz com que o ecrã seja redimensionado com margens falsas aplicadas a toda a volta, simulando um ecrã sem notch.


Não deixa de ser um pouco estranho que, em vez de aplicar apenas a margem na parte superior para dissimular o notch, a Apple tenha aplicado as margens em todos os lados do ecrã, mesmo os restantes três em que isso seria desnecessário. Talvez seja para manter o formato de ecrã na proporção correcta e evitar potenciais novos bugs; ou como forma de tornar o modo de "desenrasque" mais notório, por forma a desincentivar que os developers se limitem a usar este modo e não se sintam pressionados a lançar uma actualização que permita usar o ecrã na totalidade.

2 comentários: